Vipal Borrachas lança nova geração de sistema que aperfeiçoa e otimiza processos

Versão 6.0 do software da Vipal Borrachas, aliada ao novo sistema supervisório, potencializam a operacionalidade no processo de vulcanização.

O Sistema Master, software próprio da Vipal, está ganhando uma nova versão, a 6.0, mais eficiente e precisa. O sistema é um conjunto de softwares e equipamentos que automatizam a vulcanização em autoclave. Além deste, o sistema supervisório, que monitora o funcionamento dos painéis, também está de cara nova com a versão 2.4. Juntos, os dois sistemas potencializam a operacionalidade na etapa de vulcanização, otimizando processos e, consequentemente, gerando benefício para as reformadoras da Vipal Rede Autorizada.

O Sistema Master é conhecido no mercado de reforma de pneus por permitir o gerenciamento com total precisão das três principais variáveis do processo de vulcanização: tempo, temperatura e pressão. Exclusividade da Vipal para a sua Rede Autorizada, cada uma de suas etapas deve ser acionada no momento correto e com os parâmetros especificados. Com a versão atualizada, é possível se ter ainda maior precisão da situação real de cada ciclo de funcionamento.

“Cada ciclo em uma autoclave pode ser diferente um do outro. Um dos fatores que contribuem para que isso ocorra é alguma deficiência na etapa anterior à vulcanização, como a de envelopagem”, explica Leandro Paim, Gerente de Assistência Técnica da Vipal Borrachas, referindo-se ao processo em que o pneu é preparado com envelopes interno e externo para ser, enfim, direcionado à última etapa da reforma. “Quando o sistema identifica, por exemplo, certo nível de vazamento de ar em algum dos envelopes que envolvem o pneu, o software manda um comando para que o equipamento não funcione até que se retire o pneu indicado e se resolva o problema”, destaca.

Além disso, o sistema supervisório emite relatórios e armazena o histórico do pneu ao longo de todo o seu ciclo de vida. A conjunção deste com o Sistema Master 6.0, contudo, oportuniza que os relatórios gerados sejam ainda mais específicos, pois são capazes de avaliar com minúcia cada máquina, ciclo e unidade a ser vulcanizada. “Quando um ciclo apresenta alguma alteração em qualquer reformador da Rede Vipal, em qualquer parte do mundo em que esteja, conseguimos identificar no mesmo momento o que está acontecendo”, diz Paim. Ele explica ainda que “isso é um grande benefício para o reformador, pois um pneu com vazamento atrasa todo um ciclo em uma autoclave, o que lhe gera perdas”.