Veja as medidas do governo para o serviço público gaúcho por causa do Covid-19

O Poder Executivo do Rio Grande do Sul anunciou uma série de medidas por conta da epidemia de coronavírus que começa a atingir o Estado. Dentre elas, está a suspensão das aulas das escolas públicas a partir de quinta-feira

O Poder Executivo do Rio Grande do Sul anunciou uma série de medidas por conta da epidemia de coronavírus que começa a atingir o Estado. Dentre elas, está a suspensão das aulas das escolas públicas a partir de quinta-feira. No entanto, outras ações foram anunciadas pelo governador Eduardo Leite (PSDB).

A primeira delas é a suspensão de eventos do governo do Estado com mais de cem pessoas. Outros eventos com esse porte receberam a recomendação para que sejam adiados ou cancelados.

Servidores públicos estaduais com mais de 60 anos, grávidas ou com doenças crônicas, com algumas exceções, podem trabalhar de casas, conforme a disponibilidade. A medida não é válida, no entanto, para áreas essenciais como funcionários de saúde e segurança pública. Outra medida é o chamamentos de servidores dessas áreas que estejam em férias ou licença, conforme haja necessidade.

O governo também adiou, em 120 dias, o recadastramento de servidores aposentados e pensionistas. Os servidores aposentados, pela maior idade, estão no grupo de risco e devem evitar exposições desnecessárias.

“Não há motivo para pânico. Todas essas políticas estão sendo estabelecidas para retardar o avanço do vírus. É uma demonstração importante para que as pessoas redobrem os cuidados e possamos diminuir a velocidade da disseminação do coronavírus e, assim, mantenhamos os casos complexos dentro da capacidade de atendimento da nossa rede de saúde”, explicou o governador.