Vale lança edital para apoiar soluções que reduzam impacto de covid-19

A Vale lançou o edital Vale Covid-19 Desafio para apoiar soluções que reduzam os impactos do novo coronavírus na sociedade. O programa é em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein e a Rede Mater Dei de Saúde e além da liberar recursos, pretende conectar as iniciativas que possam entrar em prática em no máximo 15 dias.

De acordo com a Vale, o total do investimento pode atingir o equivalente a US$ 1 milhão. Quem estiver interessado deve se inscrever no site da empresa. As propostas poderão ser enviadas até o próximo domingo (5).

Com o programa, a Vale espera potencializar a capacidade de inovação tanto no Brasil, como em outros países com soluções imediatas para reduzir o impacto da pandemia do novo coronavírus e melhorar a qualidade de vida da população. “O foco é atrair e facilitar o acesso a soluções nas áreas de prevenção e rastreamento de risco, triagem e diagnóstico, monitoramento e acompanhamento de pacientes, e cuidados intensivos”, indicou a companhia.

Os recursos financeiros para os projetos serão liberados pela Vale e o Hospital Israelita Albert Einsten e a Rede Mater Dei de Saúde ficarão responsáveis pela avaliação técnica de critérios de aprovação das propostas inscritas, pelo apoio e acompanhamento para colocar as soluções de forma rápida à disposição.

Depois da fase de aprovação, as iniciativas selecionadas passam por uma validação documental e jurídica que definirá o repasse do dinheiro aos responsáveis pelo projeto. Os proponentes deverão comprovar a aplicação dos recursos e resultados obtidos, em conformidade com o termo de parceria assinado previamente.

A Vale informou ainda que o programa também conta com o apoio de demais atores do ecossistema de inovação, entre eles as aceleradoras de start-ups. A adesão de qualquer entidade também está aberta para viabilizar as soluções apresentadas. Nesse caso podem ser governos, entidades públicas, pesquisadores e universidades. “Busca-se ainda apoiadores no Brasil e no exterior que queiram participar dedicando-se a trazer a escala necessária à essas soluções. O contato pode ser feito pelo site do programa”, apontou a companhia.

Alexandre Mosquim, integrante da equipe de inovação aberta da Vale, disse que o mundo enfrenta neste momento o desafio da covid-19 e que a empresa, que tem participação global, pretende ser uma catalisadora e conectora de soluções para reduzir os impactos dessa crise. “Essa iniciativa se insere no novo pacto com a sociedade que buscamos estabelecer, por meio do qual queremos criar um impacto positivo, indo além de impostos e projetos sociais e tornando-se um acelerador de todo o ecossistema, como facilitador e orquestrador de desenvolvimento nas áreas em que atuamos”, completou.

Os projetos serão avaliados até o dia 17 de abril e a divulgação dos selecionados, no site da Vale, está marcada para 24 de abril.