Vacinação para idosos contra gripe ocorrerá em farmácias, em Porto Alegre

A prefeitura de Porto Alegre anunciou nesta quinta-feira (19) parceria com farmácias da rede privada para aplicação da vacina contra a gripe para os idosos.

Segundo a prefeitura, as doses serão aplicadas em farmácias da rede Panvel, Agafarma e São João espalhadas por toda a Capital. O objetivo é evitar aglomeração, reduzindo o risco de contágio com o novo coronavirus.

A vacina será oferecida em 76 pontos que terão os endereços divulgados no site da prefeitura e das farmácias parceiras.

A medida também servirá para que Unidades de Saúde do município se dediquem apenas ao tratamento de pacientes que necessitam outros atendimentos, como o caso de síndromes respiratórias e Covid-19.

A campanha nacional de vacinação contra influenza começa segunda-feira (23). Nesta primeira etapa, os grupos prioritários para imunização são os idosos a partir de 60 anos e os profissionais de saúde.

Outras duas fases estão previstas, com início em 16 de abril e 9 de maio, respectivamente, com grupos prioritários diferentes. O término é previsto para 22 de maio, para todos os grupos.

Em 2020, haverá ampliação dos grupos a serem imunizados, com a inclusão de adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência.