Sete bandidos são mortos após tentativa de assalto a bancos em Paraí

Sete bandidos foram mortos em uma troca de tiros com policiais militares no município de Paraí, na Serra gaúcha. O ataque ocorreu por volta das 2h da manhã desta sexta-feira.

Sete bandidos foram mortos em uma troca de tiros com policiais militares no município de Paraí, na Serra gaúcha. O ataque ocorreu por volta das 2h da manhã desta sexta-feira (6) e tinha como alvo duas agências no Centro da cidade. Nenhum policial ficou ferido na ação.

Conforme a Brigada Militar, os criminosos pretendiam roubar as unidades do Sicredi e do Banco do Brasil. O grupo criminoso pretendia usar explosivos para detonar caixas eletrônicos e, possivelmente, o cofre dos bancos.

A corporação monitorava a ação de criminosos e estava preparada para impedir o ataque. Quando os policiais militares interviram para impedir o roubo, houve confronto. A pequena cidade, de cerca de 7,5 mil habitantes e próxima de Marau e Serafina Corrêa, foi acordada com um intenso tiroteio.

Moradores dizem que ocorreram dezenas de tiros em sequência. No confronto, os sete assaltantes foram neutralizados antes de concretizarem o roubo. Nenhum policial ficou ferido durante a tentativa de assalto. A Brigada Militar não tem informações se mais assaltantes participaram do roubo.

Pelo menos três dos bandidos que tentavam realizar o assalto estavam roupas com a inscrição “Polícia Civil”. A primeira informação é que eram moletons. A informação, no entanto, não pode ser confirmada pela reportagem.

Quatro ladrões morreram dentro do Banco do Brasil. Os outros três dentro da agência do Sicredi. Eles ainda não foram identificados. Nenhum deles portava documento, o que exigirá a realização de exame com coleta de digitais para identificação.

Centro da cidade isolado

Após a tentativa de ataque, o Centro de Paraí foi isolado por dois motivos. A Brigada Militar e a Polícia Civil mantiveram um perímetro de isolamento por causa do confronto. Mas o motivo principal é a necessidade de desarmar e resolver, com segurança, os explosivos que os criminosos carregavam.

Ainda não há previsão de quando haverá a remoção e detonação dos explosivos. Uma equipe do Bope (Batalhão de Operações Especiais) da Brigada Militar.

[jnews_block_28 number_post=”1″ include_post=”184280″]

Operação Angico

A ação para impedir o roubo a agências bancárias faz parte da Operação Angico. Conforme a Brigada Militar, objetivo é a prevenção dos crimes de roubo e furto a este tipo de estabelecimento, principalmente no interior do Rio Grande do Sul.

Conhecido como “novo cangaço”, esse tipo de roubo faz uso de ações agressivas, com uso de reféns na construção de um cordão humano para a proteção do bando durante o delito. Muitos criminosos atacam durante a madrugada, usando explosivos e fazendo disparos para o alto, tentando intimidar polícia e moradores.

A Brigada Militar diz que operação seguirá nos próximos meses “com base em três estratégias principais, sendo a primeira delas a fiscalização ativa para evitar desvio, furto e roubo de explosivos”, afirmou a corporação, em nota. “A segunda com operações focadas em prisões de criminosos e a utilização de efetivo especializado com suporte de inteligência policial”, aponta a BM.