SERVIÇO | Coronavírus altera vida social no RS: saiba o que está sendo afetado

A preocupação causada pela transmissão do Covid-19 tem causado alterações na rotina de milhares gaúchos. O Agora no RS fez um levantamento do que está sendo alterado em diversas áreas. 

A preocupação causada pela transmissão do Covid-19 (novo coronavírus) tem causado alterações na rotina de milhares gaúchos. O Agora no RS fez um levantamento do que está sendo alterado em diversas áreas.

O Rio Grande do Sul tem onze casos da doença registrados.

Transporte público

EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) ordenou que os ônibus de Porto Alegre devem circular com as janelas abertas. É uma medida de precaução diante da disseminação do novo coronavírus e é válida por tempo indeterminado. A ordem foi entregue às empresas na tarde de sexta-feira (13). A medida foi tomada com ciência e orientação da SMS (Secretaria Municipal de Saúde) de Porto Alegre.

Ao contrário de outros estados brasileiros – como Rio de Janeiro e São Paulo – não há, até o momento, redução no sistema de transporte público.

Supermercados

Atendimentos em supermercados deve continuar normal, ao menos nos próximos dias. Não há previsão de redução na escala de trabalho, conforme a Prefeitura de Porto Alegre. No entanto, ações de higienização estão sendo tomadas para garantir a continuidade da prestação de serviço.

Vida social: bares, restaurantes, academia e cultos

Decreto da Prefeitura de Porto Alegre deve decretar, ainda nesta terça-feira, medidas para reduzir a circulação de pessoas pela cidade. Com a medida, ficam proibidas as reuniões em cultos de qualquer religião, cinemas, teatros, bares, academias, entre outros. A decisão visa estimular o isolamento físico voluntário e solidariedade social, de acordo com a Prefeitura da Capital.

Servidores e viagens 

Os servidores municipais com mais de 60 anos ficam dispensados de comparecer nos órgãos ou secretarias e deverão aplicar o regime de trabalho remoto.

O documento ainda recomenda a suspensão de viagens internacionais ou interestaduais. Casos excepcionais de viagens no período de vigência do decreto deverão ser analisados pela Secretaria Municipal da Saúde e autorizados pelo gabinete do prefeito.

Escolas de ensino fundamental e médio

Escolas estaduais terão aulas suspensas a partir de quinta-feira (19). A medida é válida pelas próximas semanas, mas pode ser prorrogada em caso de necessidade. O governo também ressalta que, neste período de duas semanas, os alunos receberão tarefas para serem feitas em casa e que, por enquanto, não está prevista a antecipação das férias.

Na Capital, a Prefeitura de Porto Alegre determinou a suspensão das atividades a partir de quarta-feira (18). A medida vigora por três semanasNa educação infantil as aulas continuam. No entanto, a SMS (Secretaria Municipal da Saúde) recomenda aos pais que têm disponibilidade que mantenham os filhos em casa.

Em Canoas, a Prefeitura determinou a suspensão gradativa das aulas, com presenças facultativas e faltas abonadas nas escolas municipais. As aulas serão suspensas, em definitivo, a partir de quinta-feira, dia 19 de março, por 14 dias.

Já no município de Cachoeirinha, as aulas serão suspensas, a partir desta terça, em toda a rede municipal de ensino. A medida vale até o dia 30 de março. O poder público sugeriu que as escolas particulares adotem a mesma medida. A situação será reavaliada no decorrer dos próximos 14 dias para que seja definido o retorno às aulas.

Na região Central, Santa Maria também suspendeu aulas a partir desta quarta-feira (18). A medida foi tomada por 15 dias, prorrogáveis conforme a evolução do coronavírus. A medida é válida também para encontros de grupos de terceira idade e de gestantes que são realizados nos equipamentos municipais. Com isso, a recomendação para idosos e pessoas imunodeprimidas é de que fiquem em casa. Já os eventos de terceiros serão avaliados individualmente, tendo o respaldo de profissionais da saúde.

Outras cidades estão decretando a suspensão das aulas após o exemplo das maiores cidades do Estado.

Ensino superior

A Prefeitura de Porto Alegre determinou a suspensão das atividades a partir de segunda-feira (16).

Ontem, a Reitoria da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) comunicou a suspensão das atividades acadêmicas. A medida é válida entre os dias 16 de março e 5 de abril, as aulas da graduação e da pós-graduação.

A PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do RS) anunciou a suspensão as aulas presenciais a partir de hoje. As atividades acadêmicas serão retomadas no modelo online a partir da próxima quinta-feira, 19 de março, e serão conduzidas nesta modalidade até 12 de abril.

Unisinos decidiu pela suspensão de todas as aulas presenciais nesta segunda e terça-feira (16 e 17). Para garantir a continuidade do semestre letivo, as aulas serão retomadas no dia 18, em ambiente virtual. Professores e alunos receberão orientações específicas. ​Esta medida tem vigência até o dia 3 de abril.

Já a Faculdade IMED definiu pela suspensão de todos os eventos, aulas presenciais, bancas e atendimento à comunidade externa relacionados aos cursos de graduação e pós-graduação nos Campus de Passo Fundo e Porto Alegre, a partir de hoje até o dia 12 de abril.

A ESPM também definiu o cancelamento das aulas presenciais já no dia 12 de março em todas as unidades do Brasil. A medida é válida, por enquanto, até o dia 20. As aulas EaD seguem seus calendários. Segundo a instituição, foi recomendado que os diretórios estudantis cancelassem seus eventos.

O IFRS (Instituto Federal do Rio Grande do Sul) suspende as aulas nos dezessete campi durante período de 16 a 21 de março de 2020. Atividades administrativas foram reduzidas ao mínimo necessário.

A UERGS (Universidade do Estado do Rio Grande do Sul) decidiu suspender as aulas de 16 a 22 de março. As atividades administrativas estão mantidas.

No entanto, a UniRitter não alterou o calendário escolar.

Para informações sobre outras universidades, entre em contato com a sua instituição.

Esporte

Após uma reunião na manhã desta segunda-feira (16), a FGF (Federação Gaúcha de Futebol) decidiu paralisar o Campeonato Gaúcho por 15 dias. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) também decidiu interromper por tempo indeterminado a Copa do Brasil, os campeonatos femininos A1 e A2, o Brasileiro Sub-17 e também a Copa do Brasil Sub-20.

A Conmebol também suspendeu os jogos da Copa Libertadores da América. A medida da entidade é válida entre os dias 15 e 21 de março. Outra competição que pode ser suspensa é a Eurocopa 2020, que seria disputada em junho. No entanto, ainda não há definição.

A Fórmula 1 cancelou o GP da Austrália, que seria realizado domingo (15). Os GPs do Bahrein e do Vietnã também não serão disputados. A prova da China, epicentro do novo coronavírus, já havia mudado de data em fevereiro.

A organização do Giro d’Italia, uma das provas mais tradicionais do ciclismo mundial, anunciou nesta sexta-feira (13) o adiamento da competição, que seria disputada entre os dias 9 e 31 de maio. A nova data de início do torneio deve ser revelada antes do dia 3 de abril.

Eventos

O Governo do Estado determinou suspensão de eventos do governo do Estado com mais de cem pessoas e recomendou para que outros eventos com esse porte sejam adiados ou cancelados em todo o Estado.

A Prefeitura de Porto Alegre determinou que o Escritório de Eventos oriente as produtoras culturais a cancelarem todos os eventos. A medida vale para todas as reuniões com mais de cem pessoas programadas para os próximos dias.

Justiça e Segurança

O Presidente do TJRS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul), desembargador Voltaire de Lima Moraes, determinou a suspensão dos prazos processuais administrativos e jurisdicionais, na primeira e segunda instâncias. De acordo com a decisão, não haverá prejuízo do atendimento e cumprimento das medidas consideradas urgentes.

O horário de expediente do Poder Judiciário Estadual será das 12h às 19h, ficando dispensado o registro do ponto eletrônico. As medidas urgentes serão atendidas pelo plantão.

Também estão suspensas as sessões de julgamento presenciais, inclusive as administrativas, e audiências cíveis e criminais, entendidas não urgentes pelos magistrados. Estão mantidas as sessões virtuais do Tribunal de Justiça e das Turmas Recursais a critério do Presidente do respectivo colegiado.

As visitas a presos nas penitenciárias do Rio Grande do Sul serão suspensas temporariamente. A medida passa a valer a partir do dia 23 de março, com duração de 15 dias. A partir de hoje até o dia 22, haverá a restrição de visitas de pessoas com mais de 60 anos, menos de 12 anos e gestantes.