Santa Catarina e Paraná confirmam casos do novo coronavírus

Os estados de Santa Catarina e Paraná confirmaram, nesta quinta-feira (12), casos do novo coronavírus. Ao todo, são oito ocorrências. Seis delas são no estado paranaense e outras duas no catarinense.

Florianópolis, SC* – Os estados de Santa Catarina e Paraná confirmaram, nesta quinta-feira (12), casos do novo coronavírus. Ao todo, são oito ocorrências. Seis delas são no estado paranaense e outras duas no catarinense.

No Paraná, os pacientes são cinco residentes em Curitiba e uma em Cianorte. Todos os casos são importados, ou seja, em que os pacientes foram contaminados durante viagem ao exterior, conforme o secretário de Estado da Saúde Beto Preto.

De acordo a Secretaria de Saúde do PR, os casos foram confirmados pelo Lacen (Laboratório Central) do Paraná. São pai e filha, de 54 anos e 25 anos, residentes em Curitiba, que passaram pela Espanha, Portugal, Holanda, Madri e Lisboa; pai e filho, de 43 e 15 anos, também de Curitiba, que estiveram na Itália; um homem de 58 anos, de Curitiba, que visitou a Itália, e uma mulher de Cianorte, de 47 anos, que esteve nos Emirados Árabes.

Casos em Santa Catarina

Em Santa Catarina, os testados como positivo para Covid-19 são dois pacientes de Florianópolis. São um homem de 34 anos, que esteve recentemente nos Estados Unidos, e uma mulher de 28, que passou pela Holanda. Ambos estão cumprindo protocolos de isolamento domiciliar e os familiares estão sendo monitorados.

O Governo do Estado de Santa Catarina instalou nesta quinta-feira, 12, um COES (Centro de Operações de Emergência em Saúde) para enfrentamento do coronavírus em Santa Catarina.

De acordo com Helton Zeferino, secretário de Estado da Saúde, a mulher procurou atendimento médico no Centro de Saúde do Córrego Grande, em Florianópolis. Ela voltou ao Brasil durante o Carnaval, mas só teve os primeiros sintomas no dia 8 de março. Já o homem, que esteve nos Estados Unidos, foi direto ao Hospital Baía Sul quando percebeu a doença.

“Não há motivo para pânico. Essas medidas do Estado irão reforçar o trabalho que já vem sendo feito, de informação e conscientização para que a população colabore com as medidas de prevenção à doença”, afirmou o governador Carlos Moisés.

O decreto publicado nesta quinta-feira no Diário Oficial do Estado institui uma série de medidas na administração pública e prevê desde a possibilidade de isolamento e quarentena de pacientes até a contratação emergencial de bens e serviços, conforme a evolução do coronavírus no Estado.

O Rio Grande do Sul tem 4 casos confirmados, sendo dois na Capital, um em Caxias do Sul e outro em Campo Bom – o primeiro a ser registrado no Estado.

*Com informações de Emanuel Soares, do Jornal Conexão Comunidade