Santa Casa inaugura serviço pioneiro na América Latina

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre inaugurou nesta quinta-feira (12), a Unidade Intermediária de Arritmias do Hospital São Francisco.

Trata-se de um serviço hospitalar pioneiro na América Latina. Ele é destinado a usuários em situação clínica de risco moderado, que requerem monitorização e cuidados semi-intensivos e intermediários. “Entre a unidade de internação e a unidade de terapia intensiva, necessitando de monitorização contínua durante as 24 horas do dia.”

A Unidade Intermediária de Arritmias, que faz parte da ampliação do Centro Internacional de Arritmias – Instituto J. Brugada, será destinada ao atendimento de pacientes particulares e de convênios com indicação pré ou pós-tratamento de arritmias e contará com assistência médica e equipe multidisciplinar.

Este serviço, a exemplo de outros já existentes na instituição, será de fundamental importância no que diz respeito à sustentabilidade da Santa Casa, que registrou, no ano passado, um déficit de mais de R$ 140 milhões devido aos atendimentos que realiza ao SUS.

O investimento no espaço foi de R$ 2 milhões, sendo que mais de 75% da obra foi custeada por meio de recursos extraordinários.