Rio Grande do Sul realiza um dos maiores embarques de exportação de gado vivo

A pecuária gaúcha realiza um dos maiores embarques de exportação de gado vivo. São cerca de 22 mil animais foram embarcados no porto de Rio Grande com destino à Jordânia.

“A exportação de gado vivo é uma operação logística de processos complexos, com acompanhamento dos técnicos da Secretaria da Agricultura. A genética de nosso gado é bastante procurada pelos países árabes, e a exportação é mais uma alternativa de renda para nossos pecuaristas”, afirma o secretário Covatti Filho.

“O embarque ainda está sendo feito e deve concluir na quarta ou quinta-feira”, conta o extensionista rural José Fernando Santos da Silva, da Seapdr (Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural).

Os animais são oriundos de duas propriedades. A fazenda Angus, em Rio Grande, enviou 9,5 mil cabeças de gado. Nesta segunda-feira (30), começou o transporte de 12,5 mil animais da fazenda Del Sur, em Capão do Leão.

Navio

A embarcação que fará o transporte, o navio Bader III, atracou no fim de semana no Cais do Estaleiro Rio Grande. Com capacidade para 26 mil toneladas, tem 204 metros de comprimento e 26,5 metros de largura.

Segundo a Sagres, operadora responsável pelo carregamento, antes de chegar ao local da atracação o navio passou por uma série de protocolos de fiscalização e cumprimento de condicionantes pré-operacionais.

Não está sendo permitido o desembarque de nenhum integrante da tripulação, por conta da pandemia de Covid-19.

Nenhum tripulante pode descer do Bader III por conta da pandemia de Covid-19. Foto: Divulgação