Quatro são responsabilizados por roubo e morte de idoso no bairro Bom Fim, em Porto Alegre

A Polícia Civil concluiu a investigação sobre a morte de Sérgio Eudon Schmidt, 69 anos. Ele foi encontrado morto, dentro do próprio apartamento, no bairro Bom Fim.

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul concluiu a investigação sobre a morte de Sérgio Eudon Schmidt, 69 anos. Ele foi encontrado morto, dentro do próprio apartamento, no bairro Bom Fim, área central de Porto Alegre em dezembro passado. Quatro pessoas foram responsabilizadas pelo crime e três delas já estão presas.

Conforme a investigação, feita pela DCA (Divisão da Criança e do Adolescente) e da 10ª Delegacia de Polícia, os responsáveis pela morte são dois adolescentes e dois adultos. O roubo seguido de morte ocorreu na noite do dia 8 de dezembro de 2019, um domingo.

Naquela noite, um homem entrou em contato com a polícia pelo 190, informando que não conseguia entrar em contato com o tio. Foram feitas chamadas e envio de mensagens por meio de aplicativos, mas não havia resposta.

Momentos antes o sobrinho havia flagrado uma mulher desconhecida com duas mochilas cheias deixando o prédio. Questionada, a mulher teria desconversado, dizendo ter sido chamada para fazer a limpeza em um apartamento. O homem chegou a fazer imagens da suspeita, que, depois, ajudaram a polícia na identificação dela.

Quando a polícia chegou ao local, acabou forçando a porta do apartamento, localizado na rua General João Telles. A vítima foi encontrada já sem vida, amordaçada e com os pés e mãos amarrados no quarto e com sinais de espancamento. O cômodo estava trancado.

Desde o primeiro momento, as suspeitas apontavam para um latrocínio, ou seja, roubo seguido de morte. Durante as investigações, os policiais conseguiram provas de que o homicídio foi, realmente, motivado pela intenção de roubar a vítima.

Investigação confirmou latrocínio

Imagens de câmeras de videomonitoramento foram requisitadas e mostraram quatro pessoas entrando no apartamento. Uma delas foi identificada como uma parceira do idoso. Eles estariam se relacionado com uma adolescente de 16 anos. Sérgio teria dito que tinha uma quantia no banco que havia recebido de um seguro após ficar viúvo.

“A adolescente mantinha encontros com a vítima e conhecia essa sua condição financeira. Ao mesmo tempo, se relacionava com um adolescente que possui envolvimento com o tráfico de drogas em Viamão. E, ao saber dos contatos entre sua namorada e o idoso, planejou obter valores que a vítima possuía”, afirma o delegado Ajaribe Rocha.

“Ela tinha a chave da residência do idoso, permitiu que outros dois indivíduos ingressassem no local e imobilizassem a vítima”, destacou o delegado Thiago Albeche, que comanda a 1ª DPAI (1ª Delegacia de Polícia para o Adolescente Infrator).

Além da menor de 16 anos, foi preso o comparsa de 17 anos, que seria namorado dela foram apreendidos. Eles serão indiciados, conforme a Polícia Civil, por crime análogo a latrocínio. Uma mulher, de 20 anos, que teria participado do crime por R$ 150 e três gramas de crack também foi presa. O quarto envolvido, que teria 32, teve a prisão decretada pelo Poder Judiciário, mas ainda não foi preso.