Porto Alegre vai ter mais 20 leitos de UTI com equipamentos do Parque Belém

Porto Alegre passa a ter, nos próximos dias, 20 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva após a requisição de equipamentos que estavam parados Hospital Parque Belém.

Porto Alegre passa a ter, nos próximos dias, 20 novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) após a requisição de equipamentos que estavam parados Hospital Parque Belém, na zona sul de Porto Alegre, que está fechado desde 2017. As estruturas foram requisitadas, via decreto municipal, para uso enquanto perdurar a situação de emergência de saúde pública decorrente da Covid-19.

Entre os itens requisitados estão 10 respiradores, que são vitais para a sobrevivência dos pacientes graves de coronavírus. Também há 12 monitores multiparâmetro, utilizados para controlar sinais vitais. Ao menos 47 bombas de infusão também foram retiradas da zona sul. Esses equipamentos permitem controlar dosimetria de medicamentos aplicados por via intravenosa.

Os equipamentos, todos em plenas condições para o uso, foram entregues ao GHC (Grupo Hospitalar Conceição). Equipamentos adquiridos por meio de convênios com o Ministério da Saúde ou de emendas parlamentares. Eles estavam sem uso no hospital, pois pertencem à Associação Sanatório Belém, que administrava o hospital.

A requisição dos equipamentos está prevista no decreto 20.509, assinado nessa quinta-feira, 19, pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior. “Neste momento, a nossa prioridade é agir rápido. Os equipamentos ficarão sob os cuidados de um grupo [o GHC] que já conta com uma ampla estrutura funcional, além de profissionais com conhecimento técnico para utilizá-los de forma efetiva e imediata no combate ao coronavírus”, explica o prefeito de Porto Alegre.

(Fotos: Anselmo Cunha / PMPA)