Mais de 200 municípios do Rio Grande do Sul decretaram emergência pela estiagem

Já passa de 200 o número de municípios do Rio Grande do Sul que tiveram situação de emergência reconhecida por causa da estiagem. Os dados constam em boletim da Defesa Civil.

Já passa de 200 o número de municípios do Rio Grande do Sul que tiveram situação de emergência reconhecida por causa da estiagem. Os dados constam em boletim da Defesa Civil, divulgado na tarde de ontem (23). Outras 27 cidades já encaminharam documentações ao órgão e aguardam reconhecimento dos prejuízos pelo governo do Estado.

O clima seco no Estado perdura desde dezembro, com ondas de calor e pouca chuva. Conforme a Secretaria da Agricultura e Pecuária, o tempo permanecerá seco no Rio Grande do Sul nesta terça e quarta-feira (25). O ingresso de ar quente favorecerá a elevação das temperaturas, com valores acima de 30°C durante o dia e superiores 35°C na Fronteira Oeste e nas Missões.

Ao longo desta semana, os valores de precipitação esperados deverão ser inferiores a 10 mm na maioria das regiões. Nas faixas Norte e Nordeste, os totais previstos oscilarão entre 10 e 20 mm, e somente no Alto Vale do Uruguai e Campos de Cima da Serra os volumes deverão superar os 30 mm.

Perdas na lavoura

Conforme levantamento da Emater/RS-Ascar, a soja no Estado está 1% em germinação ou desenvolvimento vegetativo, 4% em floração, 32% em enchimento de grãos, 45% madura e por colher e 18% das lavouras foram colhidas.

Na região administrativa de Ijuí, as áreas de soja em fase final de enchimento de grãos e em maturação vêm apresentando retenção de folhas secas, hastes verdes, queda de vagens, vagens sem grãos e falhadas, inclusive com morte de plantas. À medida que a estiagem avança, os grãos diminuem de tamanho e de peso, apresentam rugosidade e esverdeamento do tegumento, causado por estresse térmico e hídrico.

No milho, as lavouras estão 4% em germinação e desenvolvimento vegetativo, 5% em floração, 13% em enchimento de grãos, 15% maduro e 63% já foram colhidas. Na regional da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, onde 82% das lavouras foram colhidas, há baixo percentual de perdas de produtividade, inclusive muitos municípios das microrregiões da Grande Santa Rosa e de Três de Maio não tiveram perdas nas lavouras de milho safra grão e de silagem. Já as lavouras de milho safrinha têm se ressentido com a estiagem. As plantas estão paralisando o crescimento, e as folhas começam a secar.