HPS e Cristo Redentor deixam de atender de pacientes com síndromes gripais

Os dois hospitais referência para traumas de Porto Alegre, o HPS (Hospital de Pronto Socorro) e HCR (Hospital Cristo Redentor), vão deixar de receber pacientes com sintomas de síndromes gripais.

Os dois hospitais referência para traumas de Porto Alegre, o HPS (Hospital de Pronto Socorro) e HCR (Hospital Cristo Redentor), vão deixar de receber pacientes com sintomas de síndromes gripais. A medida visa, conforme a Prefeitura de Porto Alegre, a preservação dos locais para atendimento a pacientes que não podem ser atendidos em outros hospitais da cidade.

A orientação da SMS (Secretaria Municipal da Saúde) é que pessoas que tenham sintomas semelhantes a síndromes gripais procurem atendimento na atenção primária. Ou seja, nas UBSs (unidades básicas de saúde). Fora dos horários de atendimento, a avaliação poderá ser feita nas UPAs (Unidades de Pronto-Atendimentos).

A decisão de preservar o HPS e o HCR leva em consideração o enfrentamento à disseminação da Covid-19 (novo coronavírus). “Todas as unidades estão preparadas para receber as pessoas, fazer a avaliação médica e prestar os encaminhamentos necessários”, enfatiza o diretor de Assistência Hospitalar da SMS, João Marcelo Fonseca.

“Há poucos dias, a Saúde priorizava que toda pessoa gripada circulasse o menos possível pela cidade; agora, precisamos preservar locais que não podem ser substituídos por outros por seu fim específico, como o atendimento a pessoas politraumatizadas”, explica o diretor de Assistência Hospitalar da SMS, João Marcelo Fonseca.