Hospital Moinhos de Vento suspende procedimentos eletivos

Hospital Moinhos de Vento suspende procedimentos eletivos

O Hospital Moinhos de Vento suspendeu os procedimentos eletivos por tempo indeterminado. A decisão foi tomada pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (COVID-19) para garantir a segurança de pacientes que não necessitem estar no ambiente hospitalar, bem como das equipes da instituição. A medida também segue recomendação do Ministério da Saúde.

Urgências e emergências

Casos de emergência e urgência continuam com atendimento normal. A instituição possui fluxo individualizado para atender pacientes com sintomas respiratórios para prevenir infecções de pessoas com outros problemas de saúde. O superintendente tranquiliza os pacientes da Oncologia, pois são considerados casos de urgência. Exames de diagnóstico (ressonância magnética, PET CT, etc), tratamentos de quimio e radioterapia e cirurgias de pessoas com câncer estão mantidos.

O chefe do Serviço de Infectologia, Alexandre Zavascki, salienta que é preciso evitar a circulação desnecessária de pessoas pelos ambientes hospitalares. Zavascki aponta que, nos casos de procedimentos eletivos que tenham urgência, o médico responsável orientará seus pacientes. “Ninguém que realmente necessita ficará sem atendimento. Mas é fundamental fazer isso com segurança para todos: pacientes e profissionais”, conclui.

O Hospital Moinhos de Vento também está contratando 45 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e para funções administrativas e equipe de apoio. O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus orientou médicos sobre a liberação de pacientes internados que apresentem quadro clínico controlado para prevenir uma eventual exposição desnecessária ao vírus. Também foram fechados ambientes destinados aos profissionais da instituição, como o Convívio Médico.