Futuro do Trabalho é tema de palestra com Antônio André Neto na FGV/Decision

Evento gratuito e aberto a interessados ocorre no dia 11 de março, para marcar o início das aulas da 10ª turma do MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios.

O futuro reserva um conceito de trabalho muito diferente daquele que conhecemos, o que já é perceptível pelas constantes mudanças tecnológicas, transformações digitais, instabilidade econômica e outros paradigmas comportamentais das novas gerações. Com esta temática, a FGV – Fundação Getulio Vargas, a partir de sua conveniada Faculdades Decision de Negócios, realiza uma palestra gratuita e aberta a interessados com o Professor Doutor Antônio André Neto dia 11 de março, às 19h, no auditório do prédio da instituição (av. Praia de Belas, 1212, em Porto Alegre), com inscrições antecipadas.

A proposta é pontuada pelo início das aulas da 10ª turma do MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, que conta com Antônio André Neto como professor e coordenador acadêmico. Na ocasião, serão discutidas as novas e futuras características de emprego e carreiras, pautadas pelo momento incerto e de constantes mudanças profissionais no qual vivemos hoje.

“O emprego não será como foi no passado, onde se desenvolvia uma carreira em um único trabalho, ou em duas ou três empresas, até a aposentadoria”, declara Neto. “No futuro, é possível estar trabalhando para uma, duas, ou até mesmo três empresas por algum tempo, em projetos específicos. Estas empresas poderão estar localizadas em outro fuso horário, em qualquer parte do mundo. Estes “empregos de curta duração” vão exigir conhecimentos e habilidades que poucas pessoas estarão preparadas para entregar”, reitera o professor e pesquisador.

Hoje ocorrem três grandes transformações laborais com impactos a curto e médio prazos, como a automação tecnológica para diversas ocupações, demandas por novos conhecimentos e especialidades para atender as transformações sociais e uma forte tendência de trabalhadores independentes e temporários, muitas vezes aliados às plataformas digitais. Estes conhecimentos envolvem uma visão sistêmica de como a empresa atua, das tecnologias que ela utiliza e como ela consegue conquistar e fidelizar clientes em um mercado muito competitivo.

Doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Neto é especialista em administração e empreendedorismo e possui livros publicados sobre este e outros temas correlatos. Foi gestor de empresas como Grupo Thyssen, Promon, Grupo Gerdau e Grupo Eluma, realizou negócios em mais de 50 países e possui especializações em instituições consagradas como as universidades de Harvard, Califórnia e Pensilvânia.

A palestra é uma das diversas ações que o calendário da FGV/Decision prevê para o ano de 2020, incluindo outras programações, como atividades específicas para o lançamento de três MBAs inéditos: Marketing e Inteligência de Negócios Digitais, Gestão Financeira: Mercados Financeiros e de Capitais e Business Analytics e Big Data.