Fato raro: Santa Casa realiza dois transplantes bilaterais de pulmão em 16 horas

Duas jovens mulheres, portadoras de fibrose cística, foram as beneficiadas com o ato de generosidade de duas famílias que autorizaram a doação de órgãos de seus entes queridos.

Com isso, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre realizou, em apenas 16 horas, dois transplantes bilaterais de pulmão.

O primeiro procedimento teve início às 3h da madrugada da última quarta-feira (11) e, o segundo, foi finalizado às 19h do mesmo dia.

“Trata-se de um grande movimento em benefício destas pessoas, que têm no transplante pulmonar, a sua maior chance de vida”, disse o chefe da equipe de transplante pulmonar da Santa Casa e cirurgião torácico José Camargo.

Em torno de 30 pessoas, entre captadores, cirurgiões, anestesistas e equipe de enfermagem, mobilizaram-se para a realização destes dois transplantes.

Com uma experiência acumulada de 670 transplantes pulmonares realizados até hoje, a equipe de José Camargo é responsável por 52% dos transplantes deste órgão no País.

O médico credita o sucesso desta experiência, dentre outros fatores, às Coordenadorias de Transplante dos Estados de Santa Catarina e Paraná. “Que vêm desempenhando um notável é exemplar trabalho na área dos transplantes.”

Para ele, a organização destes Estados é comparável com o realizado pelos Estados Unidos e Espanha. “O maior e melhor exemplo de organização social e política tendo como objetivo salvar o maior número de vidas possíveis a partir da doação de órgãos”, finaliza.

As identidades das pacientes não foram divulgadas.

[jnews_block_28 include_post=”184280”]