Farmácias de manipulação podem vender álcool gel ao público

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou as farmácias de manipulação a prepararem e venderem álcool gel de forma direta ao público.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou as farmácias de manipulação a prepararem e venderem álcool gel de forma direta ao público. Com essa medida, a Anvisa pretende ampliar o acesso da população a esses produtos. A medida considera o alto número de farmácias de manipulação em todo o Brasil e o aumento do volume de compras pela população.

Essa autorização é temporária, conforme a Anvisa. A prática faz parte das ações de proteção para o enfrentamento da emergência de saúde de importância internacional em decorrência do novo coronavírus.

As farmácias de manipulação já têm expertise para a manipulação de medicamentos e outros produtos. Com a decisão, as farmácias magistrais, como também são conhecidas, poderão preparar álcool etílico 70%, álcool etílico glicerinado 80%, álcool gel, álcool isopropílico glicerinado 75%, água oxigenada 10 volumes e digliconato de clorexidina 0,5%.

[jnews_block_28 include_post=”184280″]

Todas essas fórmulas são preparações antissépticas ou sanitizantes que podem ser utilizadas no combate ao coronavírus. Até então, somente indústrias de cosméticos podiam fabricar esses produtos, com necessidade de autorização da Anvisa.