Empresas oferecem entre 0 e 20% de máscaras aos funcionários

Empresas oferecem entre 0 e 20% de máscaras para funcionários

A Amcham (Câmara Americana de Comércio) Porto Alegre fez um levantamento entre os dias 16 e 18 de março, com 40 empresas de médio e grande porte do Rio Grande do Sul e multinacionais para saber como estão se mobilizando na contenção da proliferação do coronavírus (Covid-19).

Os dados informam que 100% das empresas da indústria disponibilizaram álcool gel para seus funcionários. Quanto ao uso de máscaras, o número diminuiu e não atinge sua totalidade. Empresas multinacionais com unidades em solo gaúcho tiveram números parecidos aos da indústria nacional. Uso do álcool gel ficou em quase 100% das empresas entrevistadas, e entre 0 e 20% para o uso de máscaras.

Quinze perguntas foram enviadas às empresas com mais de 100 funcionários. O resultado reflete um pouco do comportamento atual dos empregadores que fazem a economia girar.

“É um cenário em evolução constante e que demanda uma liderança ativa e conectada. Percebemos que dinamismo, solidariedade e criatividade, aliada a novas tecnologias serão fundamentais para o momento que estamos passando”, relata Marcelo Rodrigues, superintendente regional da Amcham.

Viagens e eventos

As empresas também orientaram que seus integrantes não fizessem viagens internacionais, principalmente para áreas onde estava o centro do foco do Covid-19. Entre 80% e 100% das empresas são contra viagens ao exterior no momento. Em relação aos destinos nacionais, cerca de 50% considerou viagens só em caso de emergência. Quarentena é realizada para a totalidade de quem vem de vôos do exterior, e para metade dos que viajaram para outro estado no país. Eventos, visitas a terceiros e reuniões na empresa, casos que continham grande aglomeração de pessoas, foram cancelados na sua totalidade. Em relação aos demais, metade dos encontros aconteciam com número reduzido.

Sobre o home office, variou entre 50% e 100% a adoção desta forma de trabalho. Empresas com mais de mil funcionários adotaram. As entre 100 e 500 colaboradores, apenas metade dos postos de trabalho viraram home office. Ainda sobre o home office, cerca de 80% a 100% consideraram uma boa decisão.

Quanto ao setor de serviços, todas as empresas disponibilizam álcool gel para o seu quadro de funcionários. O uso das máscaras também é reduzido, seja nas empresas gaúchas ou multinacionais. A adoção do home office foi amplamente aceita e reuniões com grande aglomeração foram 100% descartadas. Viagem de um funcionário a um país estrangeiro é algo descartado.

A Amcham ressaltou que os dados são de diferentes setores. Desde aqueles com processos críticos de serem mantidos com suas linhas de frente de atendimento, como saúde e alimentação, até os serviços ligados à tecnologia, com maior facilidade de transformar seu funcionamento em virtual.