Empresas gaúchas comemoram destaques como marcas mais lembradas

Empresas foram destacadas no evento Marcas de Quem Decide, no Teatro do Sesi.

Os destacados na pesquisa Marcas de Quem Decide (MDQD), do Jornal do Comércio, se reuniram na manhã de terça-feira (10) no Teatro do Sesi. A marca mais lembrada pelos gaúchos foi a Gerdau, uma das maiores siderúrgicas brasileiras, e, a preferida, a Tramontina. A pesquisa chegou à 22ª edição mapeando a relevância das marcas em 73 setores da economia. Outras empresas também comemoraram a lembrança do público e os destaques por categoria. Foi o caso da Tintas Renner, mais lembrada na categoria tinta predial, Guarida, como imobiliária mais lembrada, Bebidas Fruki, destaque em três categorias, Moinhos de Vento, como hospital mais lembrado, Coca-Cola, como refrigerante mais lembrado, e Empresas Randon como destaque de inovação.

Tintas Renner

Diversas pessoas enfileiradas em um palco; à frente, o ano e a logomarca do evento. Atrás, um telão reproduz o nome do evento.

A Tintas Renner by PPG recebeu, pela 22ª vez consecutiva, o reconhecimento como empresa mais lembrada e preferida pelos gaúchos na pesquisa. A companhia venceu mais uma vez na categoria Tinta Predial e se manteve disparada no topo de seu segmento no Rio Grande do Sul.

Guilherme Mendes, diretor de Negócios Arquitetônicos da América do Sul da Tintas Renner, destacou a satisfação em receber mais uma vez a premiação.

“Nos orgulha muito estarmos aqui novamente recebendo este reconhecimento dos empresários gaúchos. Gostaríamos de parabenizar também nossos clientes e parceiros que também foram agraciados com o prêmio em seus segmentos, Tumelero, Cotrijal e Melnick Even, que fazem parte do sucesso da nossa marca no mercado. Esta premiação é um indicador importante para nós, pois valida todas as ações que estamos realizando, e nos motiva a seguir trabalhando de forma consistente para atender cada vez melhor o nosso público através dos nossos serviços de excelência e produtos de alta qualidade ”, afirmou Mendes.

Guarida

Diversas pessoas enfileiradas em um palco; à frente, o ano e a logomarca do evento. Atrás, um telão reproduz o nome do evento.

A Guarida Imóveis é a imobiliária preferida dos gaúchos. Com 11,7% dos votos, a Guarida foi a líder em preferência no segmento imobiliário.

Há 16 anos a Guarida é premiada como a marca imobiliária preferida ou mais lembrada entre os gaúchos. “Esta distinção nos deixa muito felizes, é a prova de que estamos cumprindo a nossa missão. Isso valida nosso trabalho e nos motiva a continuar implementando ações que visam constante melhoria, especialmente para satisfazer os nossos clientes, além do desenvolvimento de novos produtos e serviços. Afinal, são eles a razão do que fazemos na Guarida para alcançar o nosso propósito: ‘Tudo que a gente faz é pra você viver melhor’”, comentou o diretor Presidente, Júlio Cesar Soares da Silva.

Bebidas Fruki

Três pessoas enfileiradas em um palco; à frente, o ano e a logomarca do evento. Atrás, um telão reproduz o nome do evento.

A pesquisa destacou a Bebidas Fruki como a preferida, pela primeira vez, na categoria refrigerante. A marca cresceu e consolidou-se na primeira posição como a preferida dos gaúchos com 41,4%. A Fruki ficou cerca de 10% acima da principal concorrente. Na lembrança, a marca ocupa o segundo lugar com 35,8% contra 53,1% da líder mundial. A Bebidas Fruki também é destaque nas categorias Água Mineral e Grande Marca Gaúcha.

Para a diretora-presidente da empresa, Aline Eggers Bagatini, o resultado da pesquisa demonstra o orgulho que os líderes do estado têm em relação às marcas gaúchas e o reconhecimento à história da Fruki. “Olham para a nossa empresa e reconhecem a batalha que temos todos os dias, nesses 95 anos de história, sempre crescendo e sem medo de concorrer com as grandes marcas”, assinala.

Pelo quinto ano consecutivo, a Água da Pedra é a líder na preferência dos gaúchos quando o assunto é Água Mineral. Neste ano, a Água da Pedra obteve 50% no levantamento, 2,9 pontos percentuais acima do resultado verificado em 2019. Quanto à lembrança dos consumidores, a marca também confirmou a primeira colocação, repetindo o ano passado, desta vez com 41,4%, contra 39,7% obtidos anteriormente. Essa liderança está se consolidando com o crescimento.

A Bebidas Fruki também foi reconhecida na categoria “Grande Marca Gaúcha” onde ficou entre as 10 premiadas em lembrança e preferência.

Hospital Moinhos

Dois homens, lado a lado, de gravata, posam para a foto.

O Hospital Moinhos de Vento está em primeiro lugar na preferência e na lembrança dos gaúchos. A pesquisa identificou mais uma vez a liderança da instituição. O levantamento entrevistou empresários, executivos de negócios e gestores do Rio Grande do Sul. O prêmio foi recebido pelo presidente do Conselho de Administração, Eduardo Bier de Araújo Correa.

Desde 1998 o Hospital Moinhos de Vento ocupa o topo de indicadores de lembrança e preferência do setor. O hospital recebeu a indicação de 37,7% dos entrevistados como a marca mais lembrada, alcançando 42,6% da preferência. Esse é o melhor desempenho da história da instituição. Na categoria “Preferência”, o Moinhos superou por 34 pontos percentuais o segundo colocado.

Para o superintendente executivo do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini, o desempenho positivo em pesquisas de lembrança e preferência são uma consequência do trabalho realizado por toda a instituição. “O Moinhos tem uma história de 92 anos de cuidado com a vida e com o ser humano. Nós não trabalhamos por premiações, mas elas são belos indicadores para mostrar como estamos evoluindo”, ressaltou. “Acertamos a filosofia de trabalho quando colocamos o ser humano em primeiro lugar. O resto é consequência.”

Coca-Cola

Diversas pessoas enfileiradas em um palco; à frente, o ano e a logomarca do evento. Atrás, um telão reproduz o nome do evento. Foto levemente lateral.

Fabricada e distribuída pela FEMSA no Rio Grande do Sul, a Coca-Cola é o refrigerante mais lembrado dos gaúchos pelo 22º ano consecutivo.

O coordenador de Marketing e Eventos da Coca-Cola FEMSA Brasil no estado, Rafael Klafke, representou a companhia no evento. A Coca-Cola liderou novamente na categoria refrigerante, que também contou com a marca Fanta entre as cinco primeiras colocadas. Já a marca Crystal, também do portfólio da FEMSA, apareceu entre as cinco melhores da categoria água mineral.

Empresas Randon

Empresas Randon. Três homens carregam um certificado em um palco e à sua frente o ano 2020 e o nome do evento.

As Empresas Randon estão entre as marcas mais lembradas e preferidas por gestores de companhias e altos executivos de negócios do mercado gaúcho. Foi a marca preferida e a segunda mais lembrada na categoria Marca Gaúcha Inovadora, e está entre as cinco preferidas na categoria Apoio ao Empreendedor.

Na categoria Grande Marca Gaúcha do Ano, as Empresas Randon figuram entre as dez principais, ficando em 4º lugar na preferência e em 7º lugar na lembrança entre o público pesquisado. A Randon Consórcios, por meio da marca Racon, também foi destaque no Marcas de Quem Decide, obtendo o primeiro lugar na preferência e o segundo lugar na lembrança na categoria Consórcios.

Pesquisa de marcas

O projeto Marcas de Quem Decide é um estudo estatístico descritivo, com amostragem representativa do público pesquisado, tendo como base a distribuição econômica em sete regiões do Rio Grande do Sul. Todos os municípios com 0,5% ou mais do PIB gaúcho fazem parte da amostra. Para avaliar os níveis de lembrança e preferência em todos os setores desta edição, a Qualidata Pesquisas e Informações Estratégicas ouviu 324 pessoas. Todas elas empresários e altos executivos gaúchos. As demais empresas destacadas estão disponíveis no site da pesquisa, que até o final do mês publica os dados completos. Até o momento as informações sobre cada destaque têm sido repassadas pelas próprias empresas destacadas.