Empresários gaúchos temem fechamento de 2,7 mil indústrias

Empresários gaúchos temem fechamento de 2,7 mil indústrias

A Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) encaminhou nesta quinta-feira (19), ofício ao governador do Estado do RS, Eduardo Leite, solicitando o aumento no prazo do pagamento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para as indústrias moveleiras em razão dos impactos da pandemia de coronavírus (Covid-19) na economia. Os empresários temem pelo fechamento das portas de aproximadamente 2,7 mil indústrias, obrigando a dispensar milhares de funcionários. “Isso ocasionará queda substancial na produção de móveis, afetará as vendas e, consequentemente, o faturamento dos negócios sobremaneira de pequenas, médias e grandes empresas do Estado”, alerta o presidente da entidade Rogério Francio.

Francio ressalta ainda que o setor também está preocupado com a situação enfrentada no momento, compreende as medidas, mas pede apoio ao Governo do Estado para a sustentabilidade das indústrias, que além de gerarem 31,8 mil postos de emprego, produziram em 2019 aproximadamente 81 milhões de peças.

A entidade considera o cenário crítico, visto que uma possível vacina poderá ser distribuída apenas em quatro ou seis meses. Segundo a Movergs, o setor moveleiro não pode ainda prever os impactos no sistema industrial e em toda a cadeia de suprimentos das indústrias, mas, sem dúvida gera grande incerteza.