Duas lojas são fechadas por descumprirem decreto de prevenção ao coronavírus

A prefeitura de Porto Alegre interditou duas lojas Americanas no Centro e uma no Shopping Total, no bairro Independência, nesta terça-feira (24).

Agentes de fiscalização da SMDE (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), com o apoio da Guarda Municipal, interditaram as lojas da rua dos Andradas e da rua Dr. Flores, além da localizada no shopping, “por risco iminente à saúde coletiva durante o período de combate ao coronavírus no município”.

O decreto, assinado pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior, proíbe a atividade de padarias, restaurantes, bares, lancherias e similares, exceto serviços de tele-entrega (delivery) ou pegue e leve (take away).  As multas variam de R$ 356 a R$ 1.784.

“Lamentamos tomar medidas tão drásticas, mas nosso maior dever agora é garantir a preservação da saúde dos funcionários e dos clientes”, ressaltou Marchezan. “A responsabilidade de todos tem que ser com a saúde da população ao realizar o isolamento social neste momento crítico.”

Operação

A operação contou com 35 agentes e oito veículos. Segundo a prefeitura de Porto Alegre, passou pelos bairros Centro, Menino Deus, Bom Fim e Independência.

A prefeitura ressaltou que pelo menos 89 estabelecimentos foram vistoriados e estavam de acordo com o regramento jurídico previsto nos decretos municipais. “Não é permitido que os clientes consumam dentro dos estabelecimentos, mas que peguem produtos sem ingressar no local”, alerta o diretor de Fiscalização da SMDE, Denis Carvalho.