Dois homens são presos por venda de álcool em gel impróprio e com preço abusivo

Dois homens foram presos por venda de álcool em gel impróprio para consumo. Os ambulantes vendiam o produto de procedência duvidosa em ruas da zona norte de Porto Alegre.

Dois homens foram presos pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul por venda de álcool em gel impróprio para consumo. Os ambulantes vendiam o produto de procedência duvidosa em ruas da zona norte de Porto Alegre, a preço muito acima do mercado. Porto Alegre e várias cidades do Estado registram falta do produto por causa da grande procura devido ao coronavírus.

Conforme a Polícia Civil, os dois homens estavam vendendo o produto no cruzamento das avenidas Plínio Brasil Milano e Carlos Gomes, na zona norte de Porto Alegre. O álcool em gel, rótulo e nem informações de origem, era oferecido para motoristas e pedestres que passavam no local.

A batida da Polícia recolheu 25 frascos, com menos de 50 gramas cada. Os recipientes estavam sendo comercializados a R$ 20 a unidade. Também foi recolhida uma bombona de cinco litros de álcool em gel, que seria usada para abastecer os reservatórios, e que custa – sozinha – R$ 50.

O material foi recolhido para perícia para averiguar se o material é, realmente, álcool em gel ou se foi adulterado. Os dois presos foram encaminhados a uma Delegacia de Polícia, onde deverão assinar a um termo circunstanciado.

Venda irregular

A dupla será autuada por crime contra a relação de consumo, já que o produto não atendida exigências da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária); crime contra o Código de Defesa do Consumidor, pois os fracos não traziam informações básicas; e crime contra a saúde pública.

“Isso [a venda], por si só, já infringe o decreto de calamidade pública do Governo do Estado, que proíbe a venda de produtos com preços abusivos, levando o consumidor a desvantagem manifestamente excessiva”, afirma o delegado Marco Antonio Duarte de Souza, diretor do Grupamento de Operações Especiais.

Uma fiança deve ser arbitrada e os homens liberados, caso o valor seja pago. A Polícia Civil suspeita que ao menos 15 litros de álcool em gel tenham sido vendidos pelos ambulantes.