Covid-19: Porto Alegre terá abrigo para pessoas em situação de rua

Porto Alegre terá um abrigo temporário para acolher pessoas em situação de rua durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O prédio da Organização Irmandade Nossa Senhora dos Navegantes, na zona Norte da Capital, receberá, a partir de segunda-feira (23), até 205 pessoas por dia.

A requisição do imóvel pela prefeitura foi publicada em decreto na sexta-feira (21). Será montada uma estrutura integrada, cujo acolhimento incluirá cuidados de higiene, alimentação e estadia, sempre a partir das 19h.

O espaço, localizado na rua Praça Navegantes, 41, possui três andares, quartos coletivos arejados e refeitório. “O objetivo é garantir o isolamento da população em situação de rua. Nossas equipes estão preparando o espaço para receber as pessoas a partir do início da semana”, explica a presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Vera Ponzio.

Porto Alegre teve, no período de janeiro de 2019 a janeiro de 2020, um total de 2.679 pessoas em situação de rua abordas e contabilizadas pelas equipes da Prefeitura.