Covid-19: Organismos internacionais pedem ações específicas ao setor privado

Organismos internacionais pedem ações específica ao setor privado

Em um esforço coordenado para combater a pandemia do coronavírus Covid-19, a Câmara de Comércio Internacional (ICC) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) estão trabalhando em conjunto para garantir que a comunidade empresarial mundial receba as informações mais recentes e confiáveis, além de orientações específicas. A pandemia é uma emergência social e de saúde global que requer ação efetiva e imediata por governos, indivíduos e empresas. Segundo os órgãos, todas as empresas têm um papel essencial a desempenhar na minimização da probabilidade de transmissão e do impacto na sociedade. Tomar ações precoces e eficazes irá reduzir os riscos de curto prazo para os funcionários e os custos de longo prazo para os negócios e a economia.

Orientações atualizadas

Para contribuir com esse esforço coletivo, a Câmara de Comércio Internacional enviará periodicamente orientações atualizadas à sua rede de mais de 45 milhões de empresas, para que empresas de todo o mundo possam tomar medidas informadas e eficazes para proteger seus trabalhadores, clientes e comunidades locais. e contribuir para a produção e distribuição de suprimentos básicos.

A ICC também contribuirá para melhorar o fluxo de informações sobre o surto de coronavírus, investigando sua rede global do setor privado para mapear a resposta global dos negócios. Isso incentivará as empresas a adotar abordagens preventivas apropriadas e a gerar novos dados e conhecimentos que apoiarão os esforços do governo internacional. Como prioridade imediata, as empresas devem desenvolver, atualizar, preparar ou aplicar planos de continuidade de negócios. Os planos de continuidade de negócios devem ter como objetivo reduzir a transmissão, em especial: ajudando os funcionários a entender a doença, seus sintomas e comportamentos apropriados; estabelecer um sistema de notificação para registrar todos os casos e contatos; realizar preparações essenciais; limitando viagens e conectividade física; e prever medidas como o teletrabalho, quando necessário.

Apelos 

Reduzir a disseminação do COVID-19 e mitigar seu impacto deve ser uma das principais prioridades dos chefes de estado e de governo. As medidas políticas devem ser coordenadas com os atores do setor privado e a sociedade civil para alcançar ressonância e eficácia máximas. A ICC e a OMS incentivam as câmaras de comércio nacionais a trabalharem estreitamente com as equipes das Nações Unidas, incluindo os escritórios da OMS – se houver – em seus respectivos países e a designar pontos focais para coordenar esse processo. Incentiva seus membros a apoiar atividades nacionais de resposta em seus respectivos países e a contribuir para a resposta global coordenada pela OMS através do site www.covid19responsefund.org.