Coronavírus afeta funcionamento de instituições no RS

Coronavírus afeta funcionamento de instituições no RS

O governo do Estado determinou que órgãos e entidades da administração pública estadual direta e indireta suspendam atividades ou eventos coletivos, que impliquem a aglomeração de pessoas, pelo prazo de 30 dias. A informação consta no decreto estadual 55.115/2020 publicado nesta sexta-feira (13), com prazo de validade de 30 dias. É recomendada a suspensão, durante mesmo prazo, de viagens internacionais ou interestaduais e de reuniões de capacitação. Os servidores que tenham regressado de férias há cinco dias ou que venham a regressar durante o período no qual o decreto fique em vigor devem notificar os superiores, antes de retornarem ao trabalho, a respeito do itinerário de viagem. Caso apresentem sintomas, os funcionários deverão ficar em casa, sem prejuízo de remuneração, por, no mínimo, 14 dias. Os assintomáticos deverão permanecer, pelo mesmo período, cumprindo funções em regime de teletrabalho.

Na capital gaúcha, o Executivo realizou encontro nesta sexta entre a Secretaria Municipal da Saúde e a rede hospitalar da Capital para definir um trabalho integrado de prevenção ao vírus. Também marcou reuniões com lideranças de entidades empresariais e setoriais para tratar do tema na próxima segunda-feira (16). A iniciativa faz parte do Plano Municipal de Contingência para o Novo Coronavírus, apresentado no dia 5 de março. A prefeitura orienta as pessoas que estiveram em países ou estados brasileiros com grande contaminação ou em contato com pacientes suspeitos de terem o coronavírus que trabalhem de forma remota.

Cultura

A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) suspendeu atividades como cursos, seminários, vernissages e outros eventos promovidos pelas instituições vinculadas à pasta, entre elas Theatro São Pedro, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Margs) e Casa de Cultura Mario Quintana. As medidas adotadas têm como objetivo evitar exposições desnecessárias do cidadão. As instituições permanecem abertas atendendo ao público durante a vigência do decreto. A continuidade das atividades produzidas por terceiros (peças de teatro, shows etc.) previstas para ocorrerem dentro das instituições públicas, no entanto,  fica a critério dos mesmos.

Carnaval em Porto Alegre

A Secretaria Municipal de Cultura comunica que os eventos do Carnaval Comunitário programados para as regiões Restinga e Glória, neste sábado, 14, e domingo, 15, estão cancelados como estratégia de prevenção e enfrentamento ao vírus.

Universidades

Estão com as aulas suspensas no Estado em razão do coronavírus, as universidades ESPM, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

O Instituto suspendeu as aulas nesta sexta (13) nos dezessete campi durante período de 16 a 21 de março de 2020. As atividades administrativas presenciais também estão suspensas, mas garantindo a manutenção daquelas necessárias para assegurar a preservação e funcionamento dos serviços considerados essenciais ou estratégicos. A Formatura Solene dos cursos superiores do Campus Farroupilha, prevista para o próximo sábado, dia 14 de março, ocorrerá com restrições no cerimonial. Já a formatura simplificada, a ser realizada na próxima sexta-feira, dia 20 de março de 2020, está cancelada. Em breve a Direção Geral do Campus Farroupilha se pronunciará a respeito do plano de recuperação das aulas.

A Ufrgs cancelou atividades extracurriculares, mas manteve as aulas, assim como  Unisinos, Pucrs, UniRitter, Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Universidade Feevale e Fadergs, mas todas informam que podem mudar a orientação conforme a evolução do quadro.

Defensoria Pública

A Defensoria Pública do Estado informa à população alteração no funcionamento em razão das medidas em combate ao novo coronavírus (Covid-19), já que órgão realiza cerca de 1,3 milhão de atendimentos por ano, com média diária de 200 a 300 pessoas assistidas apenas na Unidade Central de Atendimento e Ajuizamento em Porto Alegre. Quem possui atendimento não urgente agendado para os próximos 30 dias, em todas as unidades da Defensoria Pública no RS, deverá entrar em contato por telefone, para avaliação do caso e reagendamento. Os telefones podem ser consultados em www.defensoria.rs.def.br/locais-de-atendimento.

Telessaúde – O Telessaúde disponibiliza, para profissionais de saúde, um canal onde eles podem buscar informações e orientações pelo telefone 136 ou pelo 0800-644-6543.

Coronavírus – É um novo vírus que tem causado doença respiratória pelo agente coronavírus. Recentemente, foram registrados os primeiros casos na China. O novo coronavírus faz parte de uma grande família viral que ataca seres humanos e animais. Os primeiros tipos foram detectados na década de 1960.

Como prevenir? Realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; Higienizar as mãos após tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados; evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença. Não utilizar máscaras se não tiver nenhum sintoma respiratório.