Clínicas conclui montagem de dez leitos para atender pacientes com covid-19

Dez novos leitos de terapia intensiva já estão em funcionamento no HCPA (Hospital de Clínicas de Porto Alegre), para atendimento a pacientes graves da Covid-19.

Os dez leitos foram instalados emergencialmente na área da Sala de Recuperação do Centro Cirúrgico, cujo movimento está reduzido, em função do cancelamento temporário de cirurgias eletivas.

Com isso, está sendo possível reorganizar os fluxos internos, para atendimento tanto a pacientes da Covid-19 quanto portadores de outras doenças.

Ao mesmo tempo, seguem os preparativos para a instalação do novo CTI (Centro de Terapia Intensiva ) no Bloco B, um dos prédios recém-concluídos do Clínicas.

Nesta quinta-feira (26), mais um lote de equipamentos foi entregue, incluindo camas eletrônicas, respiradores, eletrocardiógrafos, monitores e máquinas de hemodiálise. No início da semana, o Clínicas já havia recebido as primeiras camas.
Estes equipamentos foram adquiridos com recursos emergenciais do Ministério da Saúde, como parte do plano de enfrentamento da Covid-19.

A previsão é de que a instalação destes leitos de CTI no novo prédio esteja concluída até 2 de abril e, na sequência, sejam colocados à disposição da população.