Calendário de vacinação contra a Influenza começa no dia 23 no Rio Grande do Sul

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza neste ano começa no dia 23 de março no Rio Grande do Sul. O calendário foi antecipado por causa do coronavírus.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza neste ano começa no dia 23 de março no Rio Grande do Sul. O calendário foi antecipado por causa do coronavírus, conforme determinação do Ministério da Saúde. As vacinas serão feitas até o dia 22 de maio.

A imunização será feita em três etapas destinadas a grupos prioritários considerados mais vulneráveis aos vírus que causam a gripe. As cepas, ou seja, os tipos de imunidade oferecidos pela vacinação são para o Influenza A-H1N1, Influenza A-H3N2 e Influenza B.

No Rio Grande do Sul a estimativa é de 4,4 milhões de gaúchos façam parte do público-alvo apto para ser vacinado. A meta do Cevs (Centro Estadual de Vigilância em Saúde) é vacinar 90% dos grupos prioritários.

Conforme a Secretaria Estadual da Saúde, idosos e trabalhadores em saúde são os primeiros grupos a serem vacinados, a partir do dia 23. A população de idosos do Estado soma 1,4 milhão de pessoas, sendo o grupo mais numeroso do calendário de vacinação de 2020.

[jnews_block_28 include_post=”184280″]

O segundo grupo, a partir de 16 de abril, é formado por professores de escolas públicas e privadas e profissionais das forças de segurança e salvamento. Já na terceira fase, que começa no dia 9 de maio. Serão atendidos crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.