Brasil tem 488 casos suspeitos de coronavírus, 82 deles no Rio Grande do Sul

O Brasil continua investigando números de casos suspeitos para novo coronavírus. São 488 casos em todo o país, sendo 82 deles no Rio Grande do Sul. Ao todo, 240 foram descartados, sendo 20 deles em território gaúcho

O Brasil continua investigando números de casos suspeitos para novo coronavírus (Covid-19). São 488 casos em todo o país, sendo 82 deles no Rio Grande do Sul. Ao todo, 240 foram descartados, sendo 20 deles em território gaúcho. O Brasil tem dois casos confirmados de coronavírus no país.

Conforme o Ministério da Saúde, as ocorrências não têm relação entre elas, embora sejam residentes do município de São Paulo. Os casos são importados e, por isso, não há mudança da situação nacional, pois não existem evidências de circulação sustentada do vírus em território brasileiro.

O vírus que surgiu na China no fim do ano passado já chegou a 65 países, ultrapassa o número de 3 mil mortes e registra mais de 90 mil infectados.

O Ministério da Saúde ampliou para 26 o número de países considerados de risco para o coronavírus, incluindo os Estados Unidos. Assim, pessoas com sintomas da doença vindas de uma dessas nações poderão ser colocadas como caso suspeito.

Saiba mais sobre o coronavírus

O que é?

É um novo vírus que tem causado doença respiratória pelo agente coronavírus. Recentemente foram registrados os primeiros casos na China. O novo coronavírus faz parte de uma grande família viral que ataca seres humanos e animais. Os primeiros tipos foram detectados na década de 1960.

As infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, porém, alguns coronavírus podem causar doenças graves como a Sars (Síndrome Respiratória Aguda Grave), identificada em 2002 e a Mers (Síndrome Respiratória do Oriente Médio), identificada em 2012.

Como é transmitido?

A transmissão do novo coronavírus pode ocorrer de pessoa para pessoa, de forma continuada. O contágio costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como saliva, espirro, tosse, catarro. Também pode ocorrer por contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão ou contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguidos de contato com a boca, nariz ou olhos.

O grau de transmissão do novo coronavírus é menor do que o vírus da gripe e por isso apresenta menor risco de circulação e disseminação. Pode ficar incubado por duas semanas, período em que aparecem os primeiros sintomas desde a infecção.

Como são os sintomas?

Os sinais e sintomas clínicos do novo coronavírus são semelhantes aos da gripe ou resfriado. Em casos mais graves, podem ser iguais à pneumonia, com infecção do trato respiratório inferior. Geralmente o paciente apresenta febre, tosse e dificuldade para respirar.

Como prevenir?

  • evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
  • realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
  • utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
  • evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • manter os ambientes bem ventilados;
  • evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
  • evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.