Agora no RS ajusta cobertura sobre o coronavírus em busca da transparência

O Agora no RS ajustou a sua cobertura sobre o coronavírus no Rio Grande do Sul para dar mais transparência ao leitor. A decisão foi tomada em conjunto com a Redação do Portal e tem efeito imediato.

O Agora no RS ajustou a cobertura sobre o novo coronavírus no Rio Grande do Sul para dar mais transparência ao leitor. A decisão foi tomada em conjunto pela Redação do Portal e tem efeito imediato. As reportagens anteriormente publicadas, no entanto, não sofrerão alteração.

A mudança é motivada por alguns fatores. O primeiro é a transmissão comunitária da Covid-19 em território gaúcho, ou seja, as pessoas acabam sendo contaminadas pelo novo coronavírus, mas sequer sabem a origem da contaminação.

O segundo fator é que grande parte dos infectados não apresenta sintomas. O terceiro ponto é que a maioria dos gaúchos não será testada para o Sars-Cov 2, agente causador da doença, diante da decisão do governo de realizar os exames apenas em pacientes internados. Até o domingo (22), cerca de 250 amostras estavam sendo, diariamente, recebidas pelo Lacen (Laboratório Central do RS) e apenas 150 conseguiam ser analisadas por dia.

Por conta de todos esses fatores, não é possível considerar que os casos do novo coronavírus no Rio Grande do Sul sejam apenas os contabilizados nos números divulgados pelas secretarias de Saúde. Esses dados são um registro parcial do total de casos, considerando apenas os pacientes sintomáticos, que são cerca de 20% do total. As pessoas que não desenvolvem as manifestações gripais, por exemplo, não sabem que estão contaminadas, não fazem o exame para identificar o novo coronavírus e, por conseguinte, não estão no cômputo total de ocorrências.

Entenda o que muda

REDAÇÃO ANTIGA: Até o domingo (22), o Agora no RS divulgava que “haviam sido confirmados” tantos casos de coronavírus no Rio Grande do Sul pelas secretarias municipais.
Exemplo: “Rio Grande do Sul tem 85 casos do novo coronavírus”.

REDAÇÃO NOVA: A partir desta segunda-feira, a redação das notícias passa a ser diferente. Iremos noticiar que os casos “foram testados positivos” para coronavírus ou “foram identificados novos casos” dentro do universo daqueles testados.
Exemplo: “85 pessoas testam positivo para o novo coronavírus no RS”.