Weinmann disponibiliza teste para coronavírus

Weinmann disponibiliza teste para coronavírus

O Weinmann acaba de lançar no mercado um teste molecular para detectar o novo coronavírus (2019-nCoV). O exame foi desenvolvido em apenas uma semana pela área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Fleury, que detém a marca Weinmann, e será disponibilizado nos hospitais parceiros do laboratório no Rio Grande do Sul, como o Hospital Mãe de Deus. Assim como praticado na ocasião do surto de H1N1, por se tratar de uma situação de saúde pública, o Grupo Fleury oferece esse exame aos hospitais parceiros a preço de custo. A recomendação de utilização do teste seguirá o protocolo de cada instituição.

Quem deve realizar o exame? Até a presente data, 18 de fevereiro, o Ministério da Saúde (MS) não confirmou nenhum caso de infecção pelo novo coronavírus no Brasil, e os casos suspeitos estão diminuindo a cada dia. De acordo com a pasta, cerca de 40 casos suspeitos já foram descartados em todo o Brasil. A realização dos testes segue os critérios epidemiológicos do MS, ou seja, é recomendado para pessoas com febre associada a um sintoma respiratório, como tosse ou dificuldade para respirar; e que tenham histórico de viagem a área com transmissão local do 2019-nCoV (atualmente, somente a China), ou contato próximo com caso suspeito ou confirmado, nos 14 dias que antecederam o início dos sintomas.

Onde o exame é realizado? O Weinmann disponibiliza o teste para o novo coronavírus (2019-nCoV) em hospitais parceiros no Estado, como o Hospital Mãe de Deus. No atual cenário epidemiológico, em que o vírus ainda não circula no país, o atendimento hospitalar corresponde melhor às recomendações nacionais e internacionais de diagnóstico e tratamento da doença, além das medidas de prevenção de transmissão a familiares e outros contatos próximos.

Como o vírus é transmitido? Sabe-se muito pouco sobre o novo coronavírus, cujas formas de transmissão ainda estão sob investigação. Mas já há conhecimento de que o contágio ocorre de pessoa para pessoa ou pelo contato com secreções contaminadas, como: gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como prevenir? Não há casos confirmados no Brasil, mas para evitar o contágio pelo coronavírus – e outros tipos de infecções respiratórias –, a recomendação é lavar bem as mãos com água e sabão, por cerca de 20 segundos, e a cada duas horas. Se não houver água e sabonete, usar álcool em gel. Outras recomendações são: evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas, evitar contato próximo com pessoas doentes, cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo, limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.