Vinícola celebra 89 anos com faturamento histórico

Vinícola celebra 89 anos com faturamento histórico

A Vinícola Aurora completa 89 anos, nesta sexta, 14 de fevereiro. A empresa começou com 16 famílias produtoras de uva de Bento Gonçalves que a fundaram em 1931. Hoje, a Aurora conta com a dedicação de 1,1 mil famílias associadas, em 11 municípios, e o engajamento de 500 funcionários divididos em três unidades em Bento Gonçalves e outra em Pinto Bandeira.

Uma das mais antigas do setor, em 10 anos, o faturamento quase triplicou, atingindo R$ 558 milhões em 2019, o melhor desempenho de toda sua história.

As exportações também vêm se destacando. Em 2019, 756 mil garrafas foram comercializadas para mais de 20 países, sendo Paraguai, China e Estados Unidos os principais compradores.

Por ano, são envasado 64,5 milhões de litros de produtos vinícolas, divididos em 220 itens que compõe o portfólio das 13 marcas da vinícola.

15% da safra gaúcha 

Nessas quase nove décadas, a agricultura familiar continua sendo a base de sustentação do negócio: mais de 60 variedades de uvas Vitis Vinífera, Americanas e Híbridas são cultivadas pelos associados em 2,8 mil hectares nas cidades de Bento Gonçalves, Veranópolis, São Valentim do Sul, Guaporé, Cotiporã, Monte Belo do Sul, Santa Teresa, Pinto Bandeira, Vila Flores, Farroupilha e Garibaldi. Todas as propriedades ficam dentro de uma raio de 50 quilômetros da unidade industrial da vinícola, o que garante melhor frescor da fruta e evita a fermentação indesejada.

Na primeira vindima coletiva (1932) foram colhidos 317 mil quilos de uva, hoje a produtividade é de cerca de 85 milhões de quilos da fruta (entre associados e terceiros) representando, aproximadamente, 15% do total da safra gaúcha para processamento. Durante a vindima, as unidades da vinícola chegam a receber 2,5 milhões de quilos da fruta por dia.