Telão de segurança contra incêndio é instalado no Mercado Público da Capital

O Mercado Público de Porto Alegre conta agora com um equipamento de alta tecnologia que está sendo utilizado para monitorar a atividade de todas as lojas do prédio.

O telão, localizado na área central do prédio, identifica a ocorrência de problemas, como alteração brusca de temperatura, vazamento de gás e fumaça, e, em caso de emergência, aciona uma sirene.

O telão foi adquirido pela Associação do Comércio do Mercado Público Central, e faz parte da execução do Plano de Prevenção Contra Incêndio. O objetivo é acelerar a reabertura do segundo andar.

De acordo com Adriana Kauer, presidente da associação, o equipamento é de extrema importância para evitar qualquer sinistro dentro do Mercado.

“Fomos atrás do que há de mais moderno nessa linha, pois ninguém, mais do que nós, deseja que este seja um local seguro.”

A presidente revela que o telão ficará ligado 24h por dia. “Nele, há um mapa luminoso mostrando todas as lojas, na cor verde. Caso ocorra um problema, passará para amarelo, informando o risco. Se a cor mudar para vermelho, automaticamente será acionado um alarme”, ressaltou.

“Em um primeiro momento, os brigadistas treinados no Mercado Público verificarão o alerta. Se houver a confirmação de um foco de incêndio ou algo maior, os bombeiros serão acionados imediatamente”, completou Adriana.

Por se tratar de um equipamento de ponta, é capaz de captar qualquer atividade estranha à rotina do Mercado.

“Todos precisam ter um cuidado ainda maior dentro do prédio. Por isso, vamos reforçar a vigilância para evitar que as pessoas fumem aqui. Mesmo havendo uma lei que proíbe o fumo em locais fechados, não são poucas as vezes que nos deparamos com clientes, e até mesmo funcionários, fumando. Ações desse tipo podem gerar grandes problemas. Por isso, além da tecnologia precisamos, também, da colaboração de todos”, destaca Adriana.