Simers faz campanha de conscientização contra vírus

Simers faz campanha de conscientização contra vírus

O Simers lança a campanha “Prevenir: faça disso um hábito. Higienize suas mãos”. O objetivo é reforçar a necessidade de investir na prevenção contra o Coronavirus (Covid-19) e outros, que causam doenças diversas, inclusive a gripe.

A partir desta sexta-feira (28), representantes do Simers estarão em diferentes instituições representativas, hospitais e estabelecimentos de saúde para destacar a relevância da disponibilidade de condições para que profissionais e população façam a constante higienização das mãos, conforme é recomendação mundial, principalmente neste momento crítico em que cidadãos apresentam-se com o Coronavirus em diversos países, inclusive no Brasil.

Também foram desenvolvidos materiais gráficos à população, online e comunicação interna aos colaboradores. “Essa mobilização não está focada apenas nos profissionais da saúde e, sim, na população em geral, destaca o presidente do Simers, Marcelo Matias, lembrando que defender o médico também é defender a saúde. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o hábito de higienizar as mãos regularmente pode reduzir em até 40% a contaminação por vírus e bactérias que causam doenças como gripes, resfriados, conjuntivites e viroses. No Brasil, de acordo com dados da Anvisa, cerca de 25% das infecções registradas são causadas por micro-organismos multirresistentes – aqueles que se tornam imunes à ação dos antibióticos.

Controle do Coronavírus no Estado

A ocorrência do homem 61 anos, provavelmente contaminado na Itália, acendeu o alerta das autoridades gaúchas para intensificar os cuidados e alinhar ações de controle do vírus. Após o registro deste caso em São Paulo, o governo do Rio Grande do Sul definiu dois grandes hospitais como referência para tratar de possíveis casos graves da doença: o Hospital Conceição (GHC), na zona norte de Porto Alegre, e o Hospital Universitário de Canoas, na Região Metropolitana.