Simecs apresenta diagnósticos de gestão para associados

Ação piloto com 33 empresas, desenvolvida em parceria com o Sebrae, representa a primeira entrega de resultados de termo de cooperação.

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs) divulgou na quarta-feira (19), os primeiros resultados do termo de cooperação pela competitividade das empresas da região. O acordo, que envolve também Sebrae, Instituto Hélice, Senai, Sesi, Cenex e UCS, prevê a realização contínua de ações voltadas para a melhoria do ambiente de negócios da região.

Uma dessas ações, que serviram de base para a construção do termo, foi apresentada aos associados participantes desse projeto piloto. A iniciativa, denominada Gestão Fácil, iniciou no mês de janeiro, e consistiu na construção de um diagnóstico de 33 empresas vinculadas ao Simecs, buscando conhecer e entender o contexto e o cenário em que estão inseridas, graus de maturidade de gestão e oportunidades de melhorias para evolução.

Essa avaliação foi realizada por consultores do Sebrae. A entidade ainda apresentou a proposta de desenvolver circuitos de conhecimento nessas empresas diagnosticadas, com a realização de workshops, palestras, mentorias e rodadas de negócios, focando na atuação em processos, finanças e mercado. As empresas receberam os resultados individuais e foram convidadas a participar dos circuitos, que terão valores subsidiados pelo Simecs e pelo Sebrae.

Segundo o Presidente do Sindicato, Paulo Antônio Spanholi, os resultados representam a importância da união entre todas as entidades parceiras. “Esse trabalho colaborativo se traduz em benefícios para as empresas associadas. Buscamos essas conexões, que garantem serviços de consultoria e conhecimento, com valor acessível, ampliando as possibilidades de nossas empresas, em especial as micro e pequenas, para serem competitivas nos mercados nacional e global”, salienta.

Também foi ampliada a parceria entre Simecs e a cooperativa de crédito Sicredi Pioneira RS. As instituições firmaram acordo para subsidiar em até R$ 1 mil cada empresa, que seja associada em ambas entidades, para as ações de capacitação do projeto Gestão Fácil. “Entendemos que esse aporte financeiro é estratégico e vai melhorar o cenário de negócios, gerando renda e contribuindo para a qualidade de vida em Caxias do Sul e região”, comemora o diretor de Negócios do Sicredi, Luiz César Wazlawick.

Os 33 associados participantes do projeto piloto também serão assistidos com ações de bem-estar dos trabalhadores sob responsabilidade do Sesi, com programas preventivos que auxiliem a empresa a ter um ambiente mais saudável para a melhoria da produtividade.