Segunda-feira de calor e pancadas de chuva isoladas no Rio Grande do Sul

O tempo deve começar a mudar no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (17). Áreas de instabilidade vão se formar, trazendo chuva localizada principalmente a partir da tarde. O calor continua na maioria das regiões e, no Centro-Leste do RS, o abafamento será intenso.

Nesta segunda-feira, o dia começa com sol e, em pouco tempo, já haverá calorão. No Oeste, Campanha e Sul podem ocorrer pancadas de chuva já a partir da manhã. Elas são formadas pela atuação de instabilidades associadas uma baixa pressão atmosférica, que dará origem a uma frente fria na terça-feira.

Nas demais regiões, as precipitações são mais prováveis a partir da tarde, causadas pelo forte calor. Podem ocorrer temporais de verão, com ventania e chuva intensa. Não é descartada a possibilidade de vendais e até queda de granizo, de maneira muito isolada.

Antes da chuva, onde ela ocorrer, a sensação de abafamento permanece, em especial na região metropolitana. Porto Alegre deve ter outro dia tórrido, com máxima de 37ºC. A mesma temperatura deve ocorrer em Novo Hamburgo e Gravataí.

Mesmo onde o tempo fica mais nublado, ainda faz calor. É o caso de Alegrete, com máxima de 32°C e Uruguaiana, com 30°C. Já em Passo Fundo, a máxima fica nos 28°C.

Na terça-feira, o tempo muda de vez com a chegada de uma frente fria ao Estado. São esperados volumes de chuva consideráveis. E o calorão deve dar uma nova trégua.