SC pode ter hospital de quarentena para infectados por coronavírus

Os brasileiros que estão em Wuhan, na China, local onde há a maior epidemia do coronavírus, serão repatriados para o Brasil e poderão ficar em Santa Catarina durante um período de quarentena.

A hipótese foi cogitada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, que apontou Florianópolis como uma das cidades sob avaliação do governo federal. A operação de retirada dos brasileiros deve ocorrer nos próximos dias.

Se confirmado, as pessoas devem ficar na base aérea no Sul da Ilha. Até o momento, a China registra 361 mortos e mais de 17 mil infectados.

“Temos uma sinalização muito forte para Anápolis [Goiás], que no período do Césio [137], lá atrás [em 1987], foi uma área militar que trabalhou com a questão do isolamento. Mas não tem nada definido ainda. Há outras alternativas, inclusive no Sul do Brasil. Uma das hipóteses é Florianópolis que tem uma base onde é possível fazer isolamento. Mas isso ainda está em análise do Ministério da Defesa. A definição final será do Ministério da Saúde”, disse.

Dentro da base aérea, que fica anexa ao Aeroporto Internacional Hercílio Luz, existe um hospital onde há possibilidade de realizar o isolamento necessário dos brasileiros provenientes da China.

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina já foi convocada para participar de uma reunião para ser orientado o atendimento, caso necessário. Atualmente, o país contabiliza 45 pessoas na região mais afetada pelo coronavírus.

Florianópolis tem, atualmente, dois hospitais referência em infecções como a do coronavírus. A lista é do Ministério da Saúde. Entre eles está o Hospital Nereu Ramos e o Infantil Joana de Gusmão.