Rio Grande do Sul tem alerta para risco de temporais nesta segunda-feira

O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos emitiu uma advertência para risco de temporais na Fronteira Oeste, Campanha, Sul, parte do Centro-Sul, região Central, Noroeste, Norte e Serra do RS.

O CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) emitiu uma advertência para risco de temporais no Rio Grande do Sul. A aproximação de áreas de instabilidade do território gaúcho e o forte calor que atingem o Estado são combustíveis para as tempestades.

O Centro de Previsão aponta que a chuva mais intensa começará no oeste e sudoeste do RS, estendendo-se pelas demais áreas ao longo do dia, principalmente no período da tarde.

De acordo com o órgão, são esperadas pancadas de chuva de moderada a forte intensidade na maior parte do Rio Grande do Sul. As instabilidades podem ser acompanhadas de descargas elétricas.

O CPTEC adverte que a chuva poderá ser intensa em curto período de tempo. Podem ocorrer vendavais, com rajadas de vento de forte intensidade. Não é afastado o risco de transtornos para a população, como alagamentos e deslizamentos de terra.

As áreas sob advertência são Fronteira Oeste, Campanha, Sul, parte do Centro-Sul, região Central, Noroeste, Norte e Serra. Parte do Centro-Sul, do Litoral Médio e Norte e região metropolitana não estão no aviso.