Rio Grande do Sul tem 24 casos suspeitos de coronavírus, diz ministério da Saúde

O Rio Grande do Sul tem 24 pessoas com a suspeita de ter contraído a doença. Até o momento, no entanto, nenhum caso foi confirmado.

O Ministério da Saúde divulgou números atualizados sobre o coronavírus no Brasil. No Rio Grande do Sul, são 24 pessoas com a suspeita de ter contraído a doença. Até o momento, no entanto, nenhum caso foi confirmado. O Agora no RS já tinha antecipado que cinco pessoas estavam sob escrutínio das autoridades municipais em quatro cidades gaúchas.

No entanto, conforme a SES (Secretaria de Saúde do RS), são 21 casos suspeitos. Os três restantes podem ter sido duplicados na hora dos transmissão dos dados. Os casos são em residentes de sete cidades gaúchas: Canoas (2 casos), Farroupilha (2), Montenegro (1), Palmares do Sul (1), Passo Fundo (1), Porto Alegre (13) e Santa Maria (1).

Todos se enquadram no novo critério de definição de caso suspeito proposto pelo Ministério da Saúde nesta semana. Ou seja, apresentaram febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar, e ter feito viagem para países da Europa, Oriente Médio ou Ásia.

Dos 21 suspeitos, somente dois necessitaram de internação hospitalar para observação. Aos demais a orientação foi de isolamento domiciliar durante o tratamento.

Todos os casos suspeitos passarão inicialmente por uma análise no Lacen/RS (Laboratório Central do Estado) para um painel de sete tipos de vírus respiratórios – como os influenza, parainfluenza e vírus sincicial respiratório. Os que não tiverem resultado identificado no RS serão encaminhados para análise específica para o coronavírus na Fiocruz, no Rio de Janeiro, conforme a Secretaria da Saúde.

Mais de 130 casos no país

Ao todo, são 132 casos em análise pelo Ministério da Saúde, em parceria com as Secretarias de Saúde estaduais e municipais. Entre os suspeitos, 121 casos tem histórico de viagem para países com transmissão da doença. Outros oito são
contatos de casos suspeitos e os três restantes são contatos de caso confirmado em São Paulo.

Até o momento, 60 casos suspeitos de coronavírus já foram descartados em todo o Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. O país permanece apenas com o registro de um caso confirmado da doença no estado de São Paulo.

Quais são os sintomas do coronavírus?

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o coronavírus ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença. Muitos pacientes sequer desenvolvem sintomas que pegaram o vírus.

Os principais são sintomas conhecidos até o momento são:

  • Febre.
  • Tosse.
  • Dificuldade para respirar.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

https://www.facebook.com/minsaude/videos/3144537912258147/?__xts__%5B0%5D=68.ARCxQtdAsFE1mj6Calb6grMioTQyd6YAPoIQgOicx1qddVi1xrl5J9z3Lx5zXUs7e8Ce0geSuaGYLerJ7_A8ztXzI4oCVfQitHR_Gj5XLYZj2Kl2QzO4RkesLFpTC37B0IfMzajBtLJxyQjmLLvco_PClwZBDYKMyPHVhlVFEy_nbRisn-vUkSwBbFU0xZbJVFt_XSqf4CsFUqgO9DQFxHt81qracIET0S1Q3y9SDplc50SgENqZzz4OV2hR6pFX2mDha0qfdgGERtyVaWz6l9qkmnuf0GP-lowFQgB6fZELSk8sCJxgcd5INg3f3n9iRVpWMBJt19gaX-crLwVjuZuCzyHWoTEBsDM&__tn__=-R