Quatro cidades gaúchas monitoram pacientes por suspeita de coronavírus

Ao menos três cidades do Rio Grande do Sul estão investigando casos suspeitos de coronavírus. Os pacientes realizaram viagens a Europa recentemente.

Ao menos quatro cidades do Rio Grande do Sul estão investigando casos suspeitos de coronavírus. Todos os pacientes realizaram viagens a Europa recentemente. Casos suspeitos são de cidades do Centro, Norte e Serra do Estado. Os sintomas do Covid-19 são similares ao de uma gripe: febre, tosse e dificuldade para respirar.

Os casos mais recentes são de Farroupilha, na Serra gaúcha. São dois homens que viajaram para a Itália recentemente. Os dois estão em isolamento domiciliar e sendo acompanhados por agentes epidemiológicos. Ainda será realizada coleta de material para identificar se eles contraíram o novo coronavírus ou outra síndrome respiratória, como uma gripe.

Em Passo Fundo, na região Norte, uma mulher está em isolamento domiciliar. Ela teve sintomas compatíveis a uma síndrome respiratória – que pode ser gripe ou coronavírus – após retornar de uma viagem pela Europa. A turista foi submetida a exames. Ainda não há resultado.

Em Santa Maria, o paciente sob investigação é um homem de 28 anos. Ele está em isolamento no Hospital Geral do Exército após ter quadro com sintomas de gripe e febre. O militar visitou, a passeio, Londres (Inglaterra), Roma (Itália), Paris (França) e Madri (Espanha) e retornou ao Rio Grande do Sul na segunda-feira. Os familiares dele estão em casa e sob monitoramento das autoridades de Saúde.

O último caso investigado é de São Gabriel. A paciente é uma mulher, que chegou no último dia 21 de fevereiro da França, com sintomas de síndrome respiratória. Exames foram realizados e as amostras enviadas para Porto Alegre.

As análises nos quatro casos ficarão a cargo do Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul). Serão feitos exames e contraprova, que irão identificar a doença que foi contraída pelos pacientes sob suspeita.

Até as 11h40, nenhum desses casos havia entrado como suspeito no sistema da Secretaria da Saúde e do Ministério da Saúde. Os números de casos suspeitos devem ser atualizados no início da tarde desta quinta-feira (27).

Quais são os sintomas do coronavírus?

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o coronavírus ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença. Muitos pacientes sequer desenvolvem sintomas que pegaram o vírus.

Os principais são sintomas conhecidos até o momento são:

  • Febre.
  • Tosse.
  • Dificuldade para respirar.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).