Ministério da Saúde descarta dois casos de coronavírus no Rio Grande do Sul

Dois casos investigados como de contágio por coronavírus foram descartados pelo Ministério da Saúde: um homem, de 54 anos, que mora na China e que atendido em Novo Hamburgo e de uma mulher, de 60 anos, que mora em Canoas, e que viajou para o país asiático.

O Ministério da Saúde atualizou nesta quinta-feira (6) o número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil. São 9 casos se enquadram na atual definição de caso suspeito para nCoV-2019. Dois que eram avaliados no Rio Grande do Sul foram descartados.

Três casos suspeitos estão sendo monitorados pelo Ministério da Saúde no Rio Grande do Sul. Os casos descartados são um homem, de 54 anos, que mora na China e que atendido em Novo Hamburgo; e de uma mulher, de 60 anos, que mora em Canoas, e que viajou para o país asiático.

No entanto, há 9 suspeitas de contágio em mais quatro estados. São eles: São Paulo (3) Minas Gerais (1), Rio de Janeiro (1), e Santa Catarina (1).

O Ministério da Saúde já descartou 24 casos para investigação de possível relação com a infecção humana pelo coronavírus. De acordo com o governo, todas as notificações foram recebidas, avaliadas e discutidas com especialistas do Ministério da Saúde, caso a caso, junto com as autoridades de saúde dos estados e municípios.

Reunião e ações

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, se reúne, nesta quinta-feira (6), com secretários de saúde dos estados e capitais de todo o país para tratar sobre a situação do novo coronavírus da China. Na ocasião, serão discutidos detalhes dos planos de contingência dos estados que contempla medidas de prevenção, vigilância e assistência para um possível caso.

O Ministério da Saúde solicitou a atualização de planos de contingência aos estados e capitais. Os gestores federais, estaduais e municipais irão discutir os protocolos e medidas de prevenção, de acordo com a realidade de cada localidade.