Homens debatem masculinidade saudável

Homens debatem masculinidade saudável

O que é ser homem? Como eles mostram como se sentem, o que os machuca, do que têm medo, como falam de emoções? É possível desconstruir mitos de masculinidade que hoje afetam suas vidas, suas relações e toda a sociedade? Nos últimos anos, cada vez mais homens estão se abrindo para a possibilidade de questionar padrões de comportamento relacionadas a ideias sobre como eles devem agir, se posicionar e viver.

Em todo país, já existem mais de 100 iniciativas, espalhadas por todas as regiões, que reúnem homens para refletir sobre construções de masculinidades mais saudáveis. Reunidos em grupos, eles refletem sobre fatos como serem os que mais matam (95% dos assassinos do mundo são homens, segundo a Organização das Nações Unidas), os que mais morrem (eles são 90% das vítimas de homicídios, de acordo com o Ministério da Saúde), vivem cerca de sete anos a menos que as mulheres e correspondem a 95% da população carcerária, segundo IBGE e Ministério da Justiça, respectivamente.

Esses e outros questionamentos que permeiam a vida dos homens serão abordados da 2ª Roda de Conversas que ocorre em Porto Alegre no próximo dia 02 de março (segunda-feira), no Meme Estação Cultural, na rua Lopo Gonçalves, 176, Cidade Baixa. O encontro – voltado para homens de todas as idades – inicia às 18h30, com contribuição espontânea.

Na ocasião, os participantes poderão conhecer a Jornada Solar, o recém lançado livro agenda que funciona como uma ferramenta para ajudar homens que querem abandonar comportamentos nocivos para si, para as pessoas com quem convivem e para a toda sociedade.

Foi a partir de transformações pessoais, vivenciadas em grupos de homens no Sul do Brasil, que Juliano Trevizan, Eduardo Pereira, Lucas Schinkoeth e Airton Gregório decidiram se unir para criar uma ferramenta para ajudar outros homens a experimentar as mudanças que eles sentiram a partir da vontade de serem melhores.

Serviço:

O quê: Roda de conversas sobre masculinidades saudáveis.

Quando: 2 de março, a partir das 18h30.

Onde: Meme Estação Cultural – Rua Lopo Gonçalves, 176, Cidade Baixa.

Quanto: Contribuição espontânea.