Governo da Itália descarta restrição de viagens ao país

Governo da Itália descarta restrição de viagens ao país

De acordo com as informações atualmente disponíveis, a Organização Mundial da Saúde (WTO Secretariat of the International Health Regulations) não prevê nenhuma restrição as viagens ou ao comércio e reafirma que não é necessário cancelar ou modificar a própria programação de viagem. A informação integra comunicado do ministério de Turismo da Itália, divulgado nesta quinta-feira (27).

Conforme a nota, baseada em dados da OMS, a simples práticas de higiene podem prevenir a difusão do Coronavírus. Como em outras doenças respiratórias, a infecção do novo Coronavírus pode causar sintomas como resfriado, dor de garganta, tosse e febre, ou sintomas mais severos como pneumonia e dificuldades respiratórias. Raramente pode ser fatal, e os mais suscetíveis às formas graves são idosos e aqueles que possuem doenças pré existentes, como diabete e doenças cardíacas, acrescenta o órgão italiano.

Brasil

Após cerca de 24 horas da confirmação do primeiro caso de coronavírus no Brasil, o número de pessoas oficialmente tratadas como suspeitas de ter o vírus no país é de 132, segundo o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo. Na última sexta-feira (21), era apenas um caso.

Segundo a Agência Brasil, o ministério tem usado como critérios de determinação de casos suspeitos: ter viajado para um dos 16 países da Ásia, Europa e Oriente Médio com casos da doença; não ter viajado, mas ter tido contato com esses viajantes ou ter tido contato com o caso confirmado no Brasil. Em todas as hipóteses, a pessoa é considerada como um caso suspeito se apresentar febre somada a um sintoma respiratório.

Cuidados

A transmissão do Coronavírus pode se dar através de estreito contato com pessoas que possuem os sintomas ( tosse, espirros, resfriado) mas não é transmissível por via aérea. Caso se encontre na presença de uma pessoa que demonstre sintomas de doenças respiratórias, a OMS aconselha de manter uma distância de segurança de um metro. O vírus pode sobreviver sobre a superfície por aproximadamente 30 minutos, portanto é aconselhável lavar frequentemente as mãos ou utilizar gel desinfetante a base de álcool.

Os conselhos da OMS para o Coronavírus são muito semelhantes aqueles de uma gripe sazonal: praticar as normais medidas de prevenção, como tossir
ou espirrar na cavidade do cotovelo ou utilizando lenços descartáveis, manter as mãos limpas e manipular os alimentos segundo as normais praticas de higiene.