Chuva derruba temperatura após tarde mais quente de 2020 em Porto Alegre

A chuva que atingiu a região metropolitana no meio da tarde desta segunda-feira trouxe alívio ao calorão e derrubou a temperatura em Porto Alegre.

A chuva que atingiu a região metropolitana no meio da tarde desta segunda-feira trouxe alívio ao calorão e derrubou a temperatura em Porto Alegre. A queda foi de cerca de 8°C, conforme dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia).

O refresco foi muito bem-vindo. A Capital gaúcha teve, nesta segunda-feira (17), a tarde mais quente de 2020, com 37,8°C. O registro foi feito no Aeroporto Salgado Filho, no bairro São João, zona norte, uma das áreas mais abafadas da cidade.

Às 16h, após a chuva e o vento, a temperatura já tinha caído para 30°C. O recorde de calor anterior era de 37,7°C, que havia sido registrado no dia 9 de janeiro.

A tempestade que atingiu a região metropolitana trouxe alguns danos e transtornos. Houve registro de pontos de acúmulo de água em algumas ruas de Porto Alegre. Em Canoas, na região metropolitana, o vento forte que acompanhou o temporal quebrou uma vidraça em posto de combustíveis na esquina das avenidas Farroupilha e Santos Ferreira, no bairro Marechal Rondon.

De acordo com o INMET, as rajadas de vento chegaram até os 68 km/h. Também houve ventania próxima dos 60 km/h durante outros momentos do temporal.

No Interior, células de tempestade causaram destelhamentos no município de Venâncio Aires, no Vale do Taquari. Foram cerca de 10 chamados feitos ao Corpo de Bombeiros. No entanto, outras cidades da região, como Santa Cruz do Sul, não registraram sequer chuva.

Previsão é de chuva nesta terça-feira 

Nesta terça-feira (18), uma frente fria avança pelo estado provocando chuvas fortes na maioria das regiões. Há risco de temporais isolados, com rajadas de vento fortes. Há alerta para risco de temporais no Estado nas próximas 48 horas.

Com o avanço da chuva a temperatura máxima cai um pouco, inclusive na Capital, que deve ter máxima de 34°C.