Retorno da chuva ao Rio Grande do Sul beneficia lavouras de soja

As chuvas registradas nas últimas semanas em todas as regiões do Rio Grande do Sul beneficiaram as lavouras de soja.

Elas amenizaram os efeitos do déficit hídrico provocado pela estiagem, e as lavouras de soja apresentam sinais de retomada no desenvolvimento.

Atualmente 37% das lavouras de soja estão na fase de desenvolvimento vegetativo, 36% em floração e 27% na fase de enchimento de grãos.  É o que ressaltou o Informativo Conjuntural, divulgado pela Emater/RS-Ascar ,em parceria com a Seapdr (Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural).

Na regional da Emater/RS-Ascar de Ijuí, onde a cultura representa 16,3% da área do Estado, 35% das lavouras estão em fase de desenvolvimento vegetativo, 45% em floração, 19% em enchimento de grãos e 1% das lavouras entra em maturação.

Com o retorno da umidade, as folhas que se encontravam amareladas caíram, e as lavouras passaram a apresentar coloração verde escura.

O crescimento acelerou e provocou o aumento da altura das plantas, já próxima da ideal para as áreas implantadas em novembro com cultivares de ciclo mais longo.

Na regional de Santa Rosa, cuja área de soja corresponde a 11,8% dos cultivos no Estado, as chuvas amenizaram os efeitos do estresse hídrico nas plantas.

Milho

As chuvas contribuíram para melhorar a situação das lavouras de milho no Estado, que estão 14% em germinação e desenvolvimento vegetativo, 11% em floração, 24% em enchimento de grãos, 25% maduro e 26% do total já foram colhidas.