Após reclamações, BM usa bombas de gás para dispersar foliões na Cidade Baixa

A Brigada Militar usou bombas de gás lacrimogênio para dispersar foliões que se aglomeravam na Cidade Baixa, em Porto Alegre.

A Brigada Militar usou bombas de gás lacrimogênio para dispersar foliões que se aglomeravam na Cidade Baixa, em Porto Alegre. O caso ocorreu entre as 23h30 de sábado e a primeira hora deste domingo (23). O policiamento seguiu reforçado no bairro até as primeiras horas da manhã.

De acordo com a BM, foram mais de 50 chamados com reclamações sobre a folia registrados pelo telefone 190. Diante dos pedidos de moradores, a polícia quis que os foliões tomarem o rumo de casa. Pelotões de Choque e agentes da Guarda Municipal estavam na região para manter a “ordem” durante os shows e após eles.

Atendendo a uma recomendação do MP (Ministério Público), os bloquinhos devem encerrar suas atividades as 21h. No entanto, muitos foliões acabam ficando na rua, o que incomoda alguns moradores do bairro boêmio.

E foi exatamente o que aconteceu na noite de sábado. Centenas de pessoas continuaram na Cidade Baixa mesmo duas horas após o fim da festa oficial de Carnaval. Os grupos foram dispersos com a ação da BM.

No fim das contas, a ação da polícia acabou assustando os foliões e parte dos moradores. Muitos dos residentes do bairro acreditavam que houvesse acontecido alguma confusão diante do som das bombas de gás lacrimogênio.

Frequentadores criticaram a ação da Brigada Militar. Alguns usaram as redes sociais para criticar o “toque de recolher” imposto pela corporação. Outros afirmaram que a ação era “desnecessária”.

Conforme a Prefeitura de Porto Alegre, mais de 50 mil pessoas teriam participado do Carnaval de Rua na Cidade Baixa neste sábado.