Amazonas apresenta na Fimec aplicador que reconhece relevo da sola dos calçados

Maior mostra de insumos, matérias-primas, máquinas e equipamentos para couro e calçados da América Latina, a Fimec 2020 será realizada no período 10 a 12 de março nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo/RS.

Maior mostra de insumos, matérias-primas, máquinas e equipamentos para couro e calçados da América Latina, a Fimec 2020 será realizada no período 10 a 12 de março nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo/RS. Uma das inovações que a Fábrica Conceito apresentará aos visitantes da Fimec 2020 será um equipamento que permite a automação da aplicação de adesivos na sola dos calçados. O aplicador automático de adesivo PUR do Grupo Amazonas é um sistema inteligente que reconhece o relevo da sola, contribuindo para a otimização do uso do produto, adesivo, reduzindo custos no processo de produção.

O Grupo Amazonas, em parceria com a universidade UFSCAR e uma startup da cidade de São Carlos/SP, desenvolveu um aplicador automático projetado para aplicação de adesivo na borda de sola de sapato, independentemente de sua composição, tamanho, formato, cor e orientação ao longo da esteira. O sistema inteligente reconhece o relevo da sola em tempo real e envia a informação para o braço robótico realizar a aplicação do adesivo, sem necessidade de pré configuração para cada modelo ou o número de sola diferente, simplificando o processo produtivo. O sistema tem capacidade para até 3.000 pares de solas com borda alta e 5.000 pares de solas planas por dia.

A química de P&D&I, Kamila Akemi, afirma que o Amazonas PUR é um adesivo hotmelt à base de poliuretano reativo para colagem de calçados que pode ser utilizado para a colagem de cabedais e solados em diferentes materiais, como borracha, EVA, tecidos, sintéticos, TR, PVC, PU.

O adesivo que será apresentado na Fábrica Conceito 2020 é sólido à temperatura ambiente, necessitando de aquecimento para uso. É aplicado apenas no solado, por spray, com um sistema robotizado. A colagem se dá por transferência, após reativação e prensagem do calçado. Por ser reativo, o adesivo desencadeia uma reação de cura química através da presença de umidade, garantindo uma resistência final de colagem superior aos adesivos convencionais base água e base solvente. O produto ainda tem excelente resistência térmica e resistência à hidrólise.

Entre as vantagens que o sistema oferece à linha de produção estão a possibilidade de diminuir a necessidade de pessoas para fazer o trabalho, e a a diminuição da necessidade de espaço dentro da fábrica.

Maior edição da Fábrica Conceito

Em sua 11ª edição, a Fábrica Conceito terá como parcerias as fabricantes Calçados Ramarim e Grupo Arezzo. A Escola do Calçado Senai participará com uma linha de produção de modelos desenvolvidos pelos alunos do curso de formação de técnicos de calçados.

Em um espaço de 1.000 metros quadrados, o projeto terá este ano números recordes – serão seis linhas de produção, que responderão por 17 modelos de calçados – 16 femininos e um masculino. Com mais de 86 empresas participando, a Fábrica Conceito 2020 contará com um total de 40 operários e 40 alunos do Senai, que serão responsáveis pela produção de cerca de 3.500 pares, nos três dias da feira. O projeto usará 132 máquinas e equipamentos.

A Fábrica Conceito é um projeto realizado pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), Fenac S.A. e Coelho Assessoria Empresarial. A proposta da ação é apresentar aos visitantes da Fimec a aplicabilidade dos processos tecnológicos, logísticos e produtos expostos na Fimec, a partir da fabricação de calçados em tempo real.