Uruguai se apresenta atrativo para o turismo astronômico

Uruguai se apresenta atrativo para o turismo astronômico

O Planetário de Montevidéu reabre sua abóboda com um equipamento digital de última geração, abrigado em um edifício com mais de 60 anos de história. Inaugurado em 11 de fevereiro de 1955, foi o primeiro de Iberomérica.

Com isso, o Uruguai se apresenta agora como um destino mais que atrativo para o turismo astronômico, já que além de um telescópio ou observatórios modernos, existem cantos nos quais o patrimônio celeste, com céus noturnos limpos – sem contaminação lumínica. Os exemplos são Cabo Polônio, Laguna de Rocha e Villa Serrana, entre outros, que permitem ao viajante olhar o céu e passear pelas constelações, deixando-se surpreender pela cor dos planetas e o brilho da lua.

Equipamento

Com o nome de “Agr. German Barbato”, o novo equipamento do Planetário de Montevidéu conta com um domo de alumínio para a projeção, seis projetores a laser, 15 computadores e o software que serve para projetar as imagens. O pacote de informática SkyExplorer 4.1 permitirá ao visitante ver o universo a um click de distância.

O Planetário terá sessões abertas e gratuitas, que se estenderão durante todos os finais de semana de janeiro, mais precisamente nas sextas feiras as 19h30 e 20h30, e sábados e domingos as 15h,16h,17h e 18h. O novo Planetário funcionará em conjunto com um ecoparque, o Parque da Amizade e o Zoológico Vila Dolores, tratando-se de obras que incluem a construção de uma pista de patins, recuperação edílica, incorporação de jogos para crianças, iluminação e melhorias na vegetação.