Seapdr cria grupo para acompanhar efeitos da estiagem no RS

A Seapdr (Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural) estabeleceu um grupo para acompanhar os efeitos da estiagem no Rio Grande do Sul.

O secretário em exercício, Luiz Fernando Rodrigues Júnior, solicitou que a Emater fizesse, ao longo dessa semana, um acompanhamento mais aprofundado da situação da safra do milho e da soja.

“É para que tenhamos uma visão mais ampla do cenário, porque isso impacta também a produção de carne e leite. É um levantamento para verificar a extensão do que está ocorrendo em nosso Estado.”

O secretário lembrou que a estiagem é uma ocorrência relativamente comum nesta época do ano no Rio Grande do Sul.

“Historicamente, a cada dez anos, em sete deles nós tivemos algum comprometimento do potencial produtivo das lavouras e das pastagens em função de alguma restrição hídrica. Apesar disso, desde a safra de 2012/2013 para cá, não tivemos uma estiagem que causasse um prejuízo maior na nossa produção.”

O secretário afirmou que a chuva deve retornar ao Estado na primeira quinzena de janeiro. “Devemos ter uma recuperação plena do regime de chuvas em fevereiro”, ressaltou.