Rio Grande do Sul tem novo alerta para temporais nesta sexta-feira

O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos emitiu uma advertência para o risco de temporais no Rio Grande do Sul. O alerta é válido para todas as regiões gaúchas.

O CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) emitiu uma advertência para o risco de temporais no Rio Grande do Sul. Ao contrário de ontem, todo o Estado pode ter ocorrência de tempestades.

O órgão adverte que as tempestades podem ter forte intensidade, com eventuais rajadas de ventos de forte intensidade e queda de granizo. O alerta é válido para todas as regiões gaúchas e para Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Mas, antes da vinda da chuva, o Rio Grande do Sul deve ter ainda muito calor. A umidade e as temperaturas altas são combustíveis para temporais.

Já o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) coloca todo o Rio Grande do Sul, o estado de Santa Catarina e o Paraná em aviso para o risco de tempestades. Conforme o órgão, podem ocorrer pancadas de chuva, mas acompanhadas de ventania e até granizo.

Ainda de acordo com o INMET, pode ocorrer danos na rede elétrica e queda de árvores por causa dos ventos. O aviso se encerra as 23h desta sexta-feira.