Rio Grande do Sul tem alerta para risco de temporais nesta quarta-feira

O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos emitiu uma advertência para o risco de temporais no Rio Grande do Sul. As tempestades podem ocorrer em grande parte do Estado e ser acompanhadas de ventania e até granizo.

O CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) emitiu uma advertência para o risco de temporais no Rio Grande do Sul. O aviso foi ampliado, na manhã desta quarta-feira, abrangendo mais regiões gaúchas (veja abaixo). As tempestades podem ocorrer em grande parte do Estado e ser acompanhadas de ventania e até granizo.

Conforme o CPTEC, na área destacada em amarelo ocorrerão pancadas de chuva de moderada a forte intensidade. A instabilidade pode ser acompanhadas de raios durante a quarta-feira.

No entanto, nestas regiões, haverá também condição para temporais que poderão vir acompanhados de rajadas de vento de forte intensidade e queda de granizo.

O aviso é válido para os municípios da Fronteira Oeste, Campanha, Centro e Sul do Rio Grande do Sul. Também estão sob a advertência a Metade Centro-Sul e o Noroeste do Estado.

No entanto, a advertência foi ampliada abrangendo também os Vales do Rio Pardo, do Taquari, região Carbonífera. Parte da região metropolitana e do Norte do RS foram incluídos no alerta.

Os temporais serão provocados pela passagem de uma frente fria. Ainda pela manhã desta quarta-feira (15), faz calor e haverá sol. O tempo muda ao longo do dia, por isso o risco de temporais. O sistema vai fazer a chuva retornar ao Rio Grande do Sul.